|
|
Enviado: |
|
|
Grupo: Competidores
Cadastrado:
Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usu谩rio
|
Bom noite caros amigos do TD, j谩 come莽o o t贸pico me desculpando, pois n茫o sei se 茅 o lugar para perguntar sobre calibra莽茫o, j谩 que se trata de recarga (pedi para ir pro grupo dos competidores mais ainda n茫o fui atendido).
Sou atirador com atividade de recarga apostilada tudo certo; estou come莽ando na atividade de recarga, minha d煤vida 茅 a seguinte: ganhei algumas c谩psulas de .380 cujo 茅 o calibre que quero recarregar, por茅m as notei que algumas c谩psulas tem uma 鈥渃intura鈥 junto ao p茅 do cartucho, pesquisa daqui e dali achei no YouTube um v铆deo que fala de calibrador invertido para tirar essa 鈥渃intura 鈥, algu茅m j谩 fez isso? Pode fragilizar o cartucho? Onde encontro o dies? Desde j谩 agrade莽o...
Att
Diego Braga |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (dbraga5 em 5 de fevereiro de 2018, 20:44) | Bom noite caros amigos do TD, j谩 come莽o o t贸pico me desculpando, pois n茫o sei se 茅 o lugar para perguntar sobre calibra莽茫o, j谩 que se trata de recarga (pedi para ir pro grupo dos competidores mais ainda n茫o fui atendido). Sou atirador com atividade de recarga apostilada tudo certo; estou come莽ando na atividade de recarga, minha d煤vida 茅 a seguinte: ganhei algumas c谩psulas de .380 cujo 茅 o calibre que quero recarregar, por茅m as notei que algumas c谩psulas tem uma 鈥渃intura鈥 junto ao p茅 do cartucho, pesquisa daqui e dali achei no YouTube um v铆deo que fala de calibrador invertido para tirar essa 鈥渃intura 鈥, algu茅m j谩 fez isso? Pode fragilizar o cartucho? Onde encontro o dies? Desde j谩 agrade莽o... Att
Diego Braga |
脡 gambiarra tipo riscar pneu careca, para usar al茅m da vida 煤til. No local da dilata莽茫o, essa calibragem ajusta a dimens茫o externa apenas, mas a fadiga do material no local, essa n茫o tem como arrumar, e com o tempo o estojo poder谩 romper nesse mesmo local. D谩 para fazer com estojos de paredes paralelas e sem aro (.380 auto, .40 s&w e .45 acp), mandando fabricar um pino que vai no lugar do shell holder, e passando os estojos no pr贸prio dies de calibra莽茫o. Dependendo da marca dos dies, 茅 preciso modificar a parte que prende o pino desepoletador, para permitir a sa铆da do estojo por cima. Nos EUA, v谩rias fabricas vendem o kit pronto (Lee, Redding e outras menores).
https://leeprecision.com/case-conditioning-...lge-buster-kit/
https://www.midwayusa.com/product/101247045...m-auto[CITA脟脙O] |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Bom dia!!
Utilizo bastante a calibra莽茫o invertida para .380, .40, .45 e 9mm.
Para os calibres de capsulas cilindricas, 茅 f谩cil.
Para a 9mm, c么nica, fa莽o a calibra莽茫o invertida somente na parte de maior di芒metro, a parte de tr谩s (Medida SAAMI .391), e as muni莽玫es feitas com as capsulas calibradas ficam MUITO BOAS, SEM FALHAS, melhor do que se n茫o fossem calibradas.
Eu recomendo, conhe莽o muitos atiradores que fazem, fa莽o a calibra莽茫o invertida junto com o despoletamento, tudo no mesmo processo, depois s贸 lavo elas em tamboreador molhado, m铆dia palito 1,5, ficam como novas.
Em caso de d煤vida sobre o processo, recomendo acompanhar com algium atirador que faz e decidir se vale a pena ou n茫o voc锚 adotar.
Abra莽os
Plinio
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Alexandre_KP em 6 de fevereiro de 2018, 07:58) | CITACAO (dbraga5 em 5 de fevereiro de 2018, 20:44) | Bom noite caros amigos do TD, j谩 come莽o o t贸pico me desculpando, pois n茫o sei se 茅 o lugar para perguntar sobre calibra莽茫o, j谩 que se trata de recarga (pedi para ir pro grupo dos competidores mais ainda n茫o fui atendido). Sou atirador com atividade de recarga apostilada tudo certo; estou come莽ando na atividade de recarga, minha d煤vida 茅 a seguinte: ganhei algumas c谩psulas de .380 cujo 茅 o calibre que quero recarregar, por茅m as notei que algumas c谩psulas tem uma 鈥渃intura鈥 junto ao p茅 do cartucho, pesquisa daqui e dali achei no YouTube um v铆deo que fala de calibrador invertido para tirar essa 鈥渃intura 鈥, algu茅m j谩 fez isso? Pode fragilizar o cartucho? Onde encontro o dies? Desde j谩 agrade莽o... Att
Diego Braga |
脡 gambiarra tipo riscar pneu careca, para usar al茅m da vida 煤til. No local da dilata莽茫o, essa calibragem ajusta a dimens茫o externa apenas, mas a fadiga do material no local, essa n茫o tem como arrumar, e com o tempo o estojo poder谩 romper nesse mesmo local. D谩 para fazer com estojos de paredes paralelas e sem aro (.380 auto, .40 s&w e .45 acp), mandando fabricar um pino que vai no lugar do shell holder, e passando os estojos no pr贸prio dies de calibra莽茫o. Dependendo da marca dos dies, 茅 preciso modificar a parte que prende o pino desepoletador, para permitir a sa铆da do estojo por cima. Nos EUA, v谩rias fabricas vendem o kit pronto (Lee, Redding e outras menores).
https://leeprecision.com/case-conditioning-...lge-buster-kit/
]https://www.midwayusa.com/product/101247045...m-auto[CITA脟脙O] |
Obrigado pelas dicas. |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Voc锚 pode ver um 贸timo calibrador tamb茅m no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=qCfI4bg1Uts
Calibrador autom谩tico de capsulas by Jarbas Agostini
Abra莽os
Plinio
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Valeu! Tem o contato do fabricante?
Abra莽o |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
N茫o conhe莽o o fabricante, mas acho que voc锚 pode se comunicar com ele nos coment谩rios.
Abra莽os
Plinio |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Amigo sempre fa莽o a calibra莽茫o invertida nos meus estojos de .380, na minha humilde opini茫o esse processo ajuda e muito na vida 煤til do estojo, entre em contato com o Sr. Eloir da Recargamatic para sobre informa莽玫es sobre esse calibrador.
______________________ "Havia um tempo em que homens comuns eram capazes de fazerem coisas extraordin谩rias" (Band of Brothers).
CAC 3 RM |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (plinio em 6 de fevereiro de 2018, 10:39) | Bom dia!!
Para a 9mm, c么nica, fa莽o a calibra莽茫o invertida somente na parte de maior di芒metro, a parte de tr谩s (Medida SAAMI .391), e as muni莽玫es feitas com as capsulas calibradas ficam MUITO BOAS, SEM FALHAS, melhor do que se n茫o fossem calibradas.
Eu recomendo, conhe莽o muitos atiradores que fazem, fa莽o a calibra莽茫o invertida junto com o despoletamento, tudo no mesmo processo, depois s贸 lavo elas em tamboreador molhado, m铆dia palito 1,5, ficam como novas.
Em caso de d煤vida sobre o processo, recomendo acompanhar com algium atirador que faz e decidir se vale a pena ou n茫o voc锚 adotar.
Abra莽os
Plinio |
Pl铆nio, como voc锚 faz a recalibra莽茫o invertida do 9x19mm se ele 茅 c么nico?
______________________ CAC - 4 RM |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (diogocneiva em 8 de fevereiro de 2018, 11:42) | CITACAO (plinio em 6 de fevereiro de 2018, 10:39) | Bom dia!!
Abra莽os
Plinio |
Pl铆nio, como voc锚 faz a recalibra莽茫o invertida do 9x19mm se ele 茅 c么nico? |
Leia novamente a resposta: apenas na parte de maior di芒metro. |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Cacius em 8 de fevereiro de 2018, 12:32) | CITACAO (diogocneiva em 8 de fevereiro de 2018, 11:42) | CITACAO (plinio em 6 de fevereiro de 2018, 10:39) | Bom dia!!
Abra莽os
Plinio |
Eu vi, mas n茫o entendi como ele fez. 脡 isso que quero saber.
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Me parece muito 贸bvio: o calibrador vai ter di芒metro de entre 9,93 e 10mm, maior que a boca (9,65 mm) , que vai deixar passar livre grande parte do estojo, vindo a 'atuar' mesmo s贸 la pr贸ximo do culote, onde o estojo tem 9,93mm (10,01 no aro) |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Cacius em 8 de fevereiro de 2018, 11:32) | CITACAO (diogocneiva em 8 de fevereiro de 2018, 11:42) | CITACAO (plinio em 6 de fevereiro de 2018, 10:39) | Bom dia!!
Abra莽os
Plinio |
Bom dia!!
脡 como o Cacius comentou, s贸 que 茅 feita em duas etapas: na primeira, calibra莽茫o invertida da parte mais "larga", trazendo para pr贸ximo das medidas SAAMI ,391/,9,931 e despoletando no mesmo processo, lavagem no tamboreador molhado, etc.
Na segunda etapa, na Dillon, a capsula j谩 limpa etc, no momento de fazer a recarga, regulado para o die pegar em torno de 1/3 da c谩psula no calibrador/despoletador, que pode estar sem o pino de despoletamento, s贸 serve para calibrar a parte de cima ,380 na medida, a铆 "segue o barco" e faz a muni莽茫o. Fica perfeita.
Este fim de semana farei todo os processo, despoletamento/calibra莽茫o e muni莽玫es, farei um videozinho e coloco aqui o endere莽o do youtube, se quiserem.
Abra莽os
Plinio |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Major Winters em 7 de fevereiro de 2018, 14:35) | Amigo sempre fa莽o a calibra莽茫o invertida nos meus estojos de .380, na minha humilde opini茫o esse processo ajuda e muito na vida 煤til do estojo, entre em contato com o Sr. Eloir da Recargamatic para sobre informa莽玫es sobre esse calibrador. |
Concordo tamb茅m plenamente: a vida 煤til dos estojos aumenta, com certeza.
Abra莽os
Plinio |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Cacius em 9 de fevereiro de 2018, 07:59) | Me parece muito 贸bvio: o calibrador vai ter di芒metro de entre 9,93 e 10mm, maior que a boca (9,65 mm) , que vai deixar passar livre grande parte do estojo, vindo a 'atuar' mesmo s贸 la pr贸ximo do culote, onde o estojo tem 9,93mm (10,01 no aro) |
Meu caro, normalmente se faz recalibra莽茫o invertida com o Factory Crimp Die da Lee ou com um die recalibrador que permita a passagem do estojo de um lado ao outro. Essa 茅 a regra. Entretanto, no calibre 9x19mm, ambos os dies s茫o c么nicos e por isso n茫o se prestam a tal servi莽o. Eu conhe莽o apenas duas possibilidades de se fazer a recalibra莽茫o invertida dos estojos 9x19mm: a primeira, 茅 fazer como voc锚 sugeriu(Talvez o Sr. Eloir fa莽a essa ferramenta); a segunda, que pelo jeito voc锚 n茫o conhece, 茅 utilizar o Factory Crimp Die do 9mm Makarov. O que eu quero saber do colega 茅 se ele usa algum dos dois processos que eu j谩 conhe莽o ou se ela faz de alguma outra maneira.
Abc
|
|