Fóruns
TiroDinamico.com.br
 Bem Vindo An么nimo ( Log In | Cadastre-se ) Home   Imagens   Links   Calend谩rio   Usu谩rios
Portal   Resultados   Procurar   Ajuda
  Visite o site do Universal Clube Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!
P谩ginas: (2) < [1] 2 > ( Ir para a primeira mensagem n茫o-lida ) Enviar uma resposta ao t贸picoCrie um novo T贸picoNova Pesquisa
Treino Para O Foco Do Olho!, Dica Do Ocimaer!!!
« T贸pico Anterior | Pr贸ximo T贸pico » Monitorar este T贸pico | Enviar t贸pico por email | Imprimir T贸pico
Luis Cesar Ver Foto do Usu醨io
Luis Cesar Costa
Luis Cesar est offline
Enviado: Responder citando esta mensagem

Grupo: Match Director
Cadastrado:

Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usu谩rio
Galera,

No ano passado(2003) durante o Brasileiro de IPSC em Brasilia, eu comentei com o Ocimaer que n茫o conseguia atirar com os dois olhos abertos, eu tenho o olho Esquerdo como olho diretor, e sou destro.

Ele me deu uma dica muito importante, treinar a mudan莽a de foco do olho, como fazer isso?

Voc锚 pode treinar isso em qualquer lugar, eu por exemplo coloquei na minha sala no Trabalho, umas miniaturas de alvos que corteiu de papel茫o, preguei estes alvos por todo o lado, em diversas distancias, ent茫o de vez em quando eu fico olhando para os alvos e mudando o foco do smeus olhos, uma vez em um alvo perto e mudo pro longe, tento fazer isso o mais r谩pido e preciso que puder.

No que isso vai ajudar?

Nas mudan莽as de alvos, vc tem que mudar o foco para o alvo pra acha-lo mais facilmente e quando a al莽a de mira estiver "entrando" no alvo, vc deve mudar o foco para ela, e isso deve ser feito bem r谩pido.

Se n贸s treinamos saque at茅 que fique automatico o mivimento, ent茫o devemo streinar nosso olho, para que ele fa莽a essas mudan莽as de foco o mais r谩pido possivel.

Quanto a atirar com o dois olhos abertos, isso 茅 outro problema, j谩 tem topicos sobre este assunto no site e quem tiver alguma duvida, coloque no topico correto.

abra莽os,

Editado por Luis Cesar - 29 de abril de 2004, 19:26

Luis Cesar
Statts Officer - IROA - 533
Range Officer - NROI - 410
WSXIV - 154潞 do Overall da Standard!!!
III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campe茫o da Classe C
WSXV - Orgulhosamente Desclassificado
PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U
LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U

Agradecimentos especiais:

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar uma mensagem por ICQ Ver status no yahoo Enviar mensagem pelo MSN  Top
carlos
Cheriato
carlos est offline

Grupo: Competidores
Cadastrado:

CITACAO (Luis Cesar em 29 de abril de 2004, 19:25)
Voc锚 pode treinar isso em qualquer lugar, eu por exemplo coloquei na minha sala no Trabalho, umas miniaturas de alvos que corteiu de papel茫o, preguei estes alvos por todo o lado, em diversas distancias, ent茫o de vez em quando eu fico olhando para os alvos e mudando o foco do smeus olhos, uma vez em um alvo perto e mudo pro longe, tento fazer isso o mais r谩pido e preciso que puder.

Luiz Cesar poderia postar em arquivo os alvos no tamanho certo para treino? Li em um topico que vc fazia ele em escalas, vc teria as medidas dos alvos e a distancia que temos que colca-los?

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar mensagem pelo MSN  Top
ocimaer
ocimaer est offline

Grupo: Espectadores
Cadastrado:

Caro Luiz,
A musculatura do olho diretor 茅 igual a outras do nosso corpo que necesssitam de ter um trabalho expec铆fico para atender suas necessidades.脡 importante aprender a efetuar disparos mantendo os dois olhos abertos todo o tempo at茅 mesmo quando 茅 efetuado um disparo de precisao (priorizando o foco de al莽a emassa). Pois caso n茫o o fa莽a, corre-se o risco de peder a vis茫o global da pista e demorar tempo demasiado em certos grupos de alvos. Entre outros fatores o que pode tornar seu tiro mais r谩pido tambem 茅 a capacidade de voce trocar de foco rapidamente enquanto efetua a transferencia entre  grupos de alvos. EX.
Voce entra numa janela e possue tres alvos classicos a menos de 2 metros e um plate a dez.  Se voce n茫o efetuar a mudan莽a de foco corretamente, corre o risco de ser lento nos papeis ou impreciso no plate.
A coloca莽茫o da arma no alinhamento do olho diretor, e n茫o no centro de sua cabe莽a (na linha do nariz) pode lhe ajudar a identificar rapidamente o alinhamento do aparelho de pontaria. Para facilitar a identifica莽茫o do foco na al莽a e massa, mantendo os dois olhos abertos, vo莽e pode movimentar um pouquinho a cabe莽a no sentido oposto do seu olho diretor, n茫o devendo utrapassar mais de 20 graus em rela莽茫o ao centro do seu corpo e a ponta so seu ombro.Ou seja da ponta do seu queixo a ponta do seu ombro, voce tem 90 Graus. Caso voce movimente muito sua cabe莽a, poder谩 adquirir um v铆cio de postura que implicara na diminui莽茫o da vis茫o perif茅rica do seu olho diretor.
Abra莽o forte
Ocimaer   

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem  Top
Shoji Ver Foto do Usu醨io
Shoji Konishi
Shoji est offline

Grupo: Range Officer
Cadastrado:

CITACAO (Luis Cesar em 29 de abril de 2004, 19:25)
Galera,

No ano passado(2003) durante o Brasileiro..., ...comentei ... que n茫o conseguia atirar com os dois olhos abertos, eu tenho o olho Esquerdo como olho diretor, e sou destro.
Salve Luis Cesar, n茫o sei se poderei ajudar, mas quando come莽ei no IPSC, sempre me falaram para atirar com os dois olhos abertos, pois assim teriamos um aumento do campo visual, e uma vis茫o ampla da pista (vis茫o periferica).
Como fazer isso?
Bom, comecei colocando uma "venda" na lente direita do meu oculos (meu olho diretor) e passei a treinar com os dois olhos abertos, sendo que minha vis茫o s贸 era permitida com o olhos esquerdo, uma vez que o direito estava fechado! Como treino pouco, passei muito tempo fazendo isso, e algumas vezes fazia o teste como os dois olhos abertos, at茅 que adquiri confian莽a suficiente para atirar em uma prova com os dois olhos abertos.
Como o seu olho diretor 茅 o esquerdo, ser谩 esse o olho que vc dever谩 fechar a lente dos oculos. Conforme a sua frequencia de treinos, vc se acostumar谩 mais rapido a essa situa莽茫o de atirar com os dois olhos abertos.
Mesmo que fiquem rindo de vc durante os treinos, n茫o desista, pois 茅 muito melhor atirar com os dois olhos. Vc pode at茅 ficar meio tonto depois de tirar a venda, 茅 normal.
S贸 recomendo n茫o fazer treino de deslocamento com apenas uma lente do oculos aberta, pois pode ser perigoso, uma vez que vc esta acostumado a se deslocar com uma vis茫o binocular, n茫o seria aconselhavel correr o risco de um trope莽茫o com uma arma carregada na m茫o.
Boa sorte e bom treino

Editado por Shoji - 2 de maio de 2004, 21:05

聽聽聽聽聽聽聽聽聽聽聽Recife-PE/7陋 RM聽聽聽聽聽__

Luis Cesar Ver Foto do Usu醨io
Luis Cesar Costa
Luis Cesar est offline

Cadastrado:

Ocimaer

Essa dica tambel 茅 贸tima, eu tinha esquecido de colocar isso, eu me lembrei que no dia vc frisou isso bastante, o correto 茅 dar uma leva girada na cabe莽a de forma que a arma fique na dire莽茫o do olho diretor e n茫o no centro da cabe莽a(em frente o nariz).

Shoji.

Eu tenho um 贸culos que coloquei uma pequeno peda莽o de fica adesiva na lente direita, pois meu olho diretor 茅 o esquerdo, e isso da uma emba莽ada na al莽a e massa, pois 茅 muito dificil fazer visada com duas al莽as e duas massas na frente do alvo, assim fica mais f谩cil de treinar com os dois olhos abertos, mas ainda n茫o adquiri confian莽a suficiente, ou n茫o treinei suficiente para atirar com os dois olhos abertos, ainda fica no meu subconciente, fechar o olho direito assim que a arma sobe na altura da visada.

Com certeza ainda tenho que treinar muito para conseguir atirar com os dois olhos abertos.

abra莽os,

Luis Cesar
Statts Officer - IROA - 533
Range Officer - NROI - 410
WSXIV - 154潞 do Overall da Standard!!!
III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campe茫o da Classe C
WSXV - Orgulhosamente Desclassificado
PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U
LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U

Agradecimentos especiais:

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar uma mensagem por ICQ Ver status no yahoo Enviar mensagem pelo MSN  Top
Shoji Ver Foto do Usu醨io
Shoji Konishi
Shoji est offline

Cadastrado:

CITACAO (Luis Cesar em 3 de maio de 2004, 17:07)
... coloquei uma pequeno peda莽o de fica adesiva na lente direita, pois meu olho diretor 茅 o esquerdo, e isso da uma emba莽ada na al莽a e massa, pois 茅 muito dificil fazer visada com duas al莽as e duas massas na frente do alvo, assim fica mais f谩cil de treinar com os dois olhos abertos, mas ainda n茫o adquiri confian莽a suficiente, ...

Salve Luis, a fita que vc colocou na lente do oculos, foi na lente do "olho fraco", sendo que vc mantem o treino com o olho diretor.
Seria a mesma coisa de vc atirar fechando o "olho fraco" e mantendo o olho diretor aberto.
Minha proposta 茅 o contrario, fechar a lente do olho diretor, no seu caso o esquerdo, e treinar com o olho fraco, mantendo o olho diretor aberto abaixo da lente fechada. Treino parado sem deslocamento, com muni莽茫o real.
Com isso vc estar谩 treinando o "olho fraco" a se fortalecer, o que vai acontecer com o tempo, e ai vc poder谩 tirar a venda do olho diretor, o esquerdo, e come莽ar a fazer o treino com os dois olhos abertos. Mantenha esse treinamento por algum tempo.
Sempre fa莽a o teste de visada com os dois olhos aberto depois de treinar com o olho diretor fechado, n茫o precisa atirar.
Pouco a pouco, a sensa莽茫o de diplopia das al莽a de mira, massa de mira e alvos, vai desaparecendo, e vc vai adquirir confian莽a de atirar com os dois olhos abertos.
Por isso, eu recomendei que n茫o treinasse deslocamento com a lente do oculos fechada, pois vc estara usando seu "olho fraco", para se guiar, e isso pode ser perigoso!
Comigo, esse treinamento deu certo! 

Gustavo Ver Foto do Usu醨io
Gustavo Ambrozio
Gustavo est offline

Cadastrado:

CITACAO (Shoji em 4 de maio de 2004, 00:47)
CITACAO (Luis Cesar em 3 de maio de 2004, 17:07)
... coloquei uma pequeno peda莽o de fica adesiva na lente direita, pois meu olho diretor 茅 o esquerdo, e isso da uma emba莽ada na al莽a e massa, pois 茅 muito dificil fazer visada com duas al莽as e duas massas na frente do alvo, assim fica mais f谩cil de treinar com os dois olhos abertos, mas ainda n茫o adquiri confian莽a suficiente, ...
Salve Luis, a fita que vc colocou na lente do oculos, foi na lente do "olho fraco", sendo que vc mantem o treino com o olho diretor.
Seria a mesma coisa de vc atirar fechando o "olho fraco" e mantendo o olho diretor aberto.
Minha proposta 茅 o contrario, fechar a lente do olho diretor, no seu caso o esquerdo, e treinar com o olho fraco, mantendo o olho diretor aberto abaixo da lente fechada. Treino parado sem deslocamento, com muni莽茫o real.
Com isso vc estar谩 treinando o "olho fraco" a se fortalecer, o que vai acontecer com o tempo, e ai vc poder谩 tirar a venda do olho diretor, o esquerdo, e come莽ar a fazer o treino com os dois olhos abertos. Mantenha esse treinamento por algum tempo.

Shoji,

Eu fa莽o o exerc铆cio da mesma forma que o Luis. No meu caso, meu olho fraco n茫o 茅 t茫o fraco assim e, se eu fa莽o a visada com os dois olhos abertos eu vejo a al莽a e massa meio embara莽adas (茅 isto que significa "diplopia"??). Se eu dou uma fechada no olho fraco ou se eu coloco uma fita no 贸culos no lado do olho fraco o foco melhora. Ent茫o eu acho que, na verdade, eu tenho que enfraquecer mais ainda meu olho fraco. N茫o 茅 isto?

Abs,

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor Enviar uma mensagem por ICQ Ver status no yahoo Enviar mensagem pelo MSN  Top
Shoji Ver Foto do Usu醨io
Shoji Konishi
Shoji est offline

Cadastrado:

Ola Gustavo,
Diplopia 茅 quando olhamos para um determinado objeto, e em vez de vermos um unico objeto, vemos dois.
Nossa vis茫o n茫o 茅 tri-dimencional, ela 茅 bi-dimencional.
Nossos olhos usam de um atificio para termos a impress茫o da terceira dimens茫o, que seria a "profundidade", por esse mecanismo de "olho fraco e olho forte(diretor)", se tentarmos colocar o dedo em um ponto proximo usando apenas um dos olhos n茫o conseguiremos... pois n茫o teremos a no莽茫o de profundidade, seri preciso muito treino para acertamos de primeira.
O exercicio em que fechamos a lente do oculos do olho diretor, visa fazer com que melhoremos o foco do olho fraco, ao mesmo tempo em que mantemos o olho diretor aberto, para tirarmos tb o vicio de manter um olho fechado. N茫o 茅 um excercio "gostoso" de se fazer, mas funciona.
Como disse antes, no come莽o eu atirava com o olho direito e passei a fazer esse exercicio e hoje consigo atirar com os dois olhos abertos!
O mais dificio de tudo porem, foi tirar o vicio de fechar o olho fraco, dai a importancia de atirar com os dois olhos abertos, mesmo debaixo da lente fechada!

miyatake
miyatake est offline

Cadastrado:

Shoji-san
           Depois da explica莽茫o acima, vou dar mais aten莽茫o ao treino com os dois olhos abertos.
           N贸s descendentes de "Japoneses", temos ainda uma outra dificuldade, manter os dois olhos bem abertos..
           Piadas a parte, realmente foi muito import芒nte a sua explic莽茫o t茅cnica.
           Abra莽os,

Ricardo Costa
357ricardo
Ricardo Costa est offline

Cadastrado:

Shoji, esta sua explica莽茫o foi digna daquelas que agente sempre quis saber, mas n茫o tinha aquem perguntar, j谩 irei coloc谩-la em pr谩tica da pr贸xima vez que for atirar.

My dog? Yes.
My wife? Maby.
My GUN? NEVER.

Shoji Ver Foto do Usu醨io
Shoji Konishi
Shoji est offline

Cadastrado:

Salve Ricardo,
J谩 havia me esquecido deste topico que o Luis abriu a tanto tempo atras...
Uma dica que N脙O passei antes 茅 o seguinte: pegue uma folha de papel e fa莽a um furo no meio dela, em seguida, segurando a folha com as duas m茫o e esticando os bra莽os, "mire" em algum objeto a +/- uns 3 metros na frente do buraco do papel, com os dois olhos abertos.
Depois, feche o olho direito, e veja se o objeto continua aprececendo pelo buraco. Abra os dois olhos, veja se o objeto continua sendo visto pelo buraco, e a seguir, feche agora o olho esquerdo, e veja novamente se o objeto continua aprecendo.
Com este teste, fechando um dos olhos, o objeto dever谩 desaparecer do buraco em determinado momento. O olho que continuar a ver o objeto atraves do furo, com o outro olho fechado, ser谩 o seu olho diretor (olho forte) e consequentemente, o outro ser谩 o olho fraco.
O exercicio que descrevi na outra mensagem acima, visa exatamente fortalecer o olho fraco, para que vc possa usar os dois olhos abertos,  tendo o minimo de diplopia possivel.
A diplopia da al莽a (principalmente) e massa de mira, nunca desaparecer谩 por completo, mas fortalecendo o olho fraco, ela ser谩 minimizada, e com o tempo, vc n茫o notar谩 mais a presen莽a de duas al莽as.
O correto de uma visada, seria vc fixar a vis茫o na massa de mira, a al莽a de mira ficar谩 um pouco emba莽ada a principio, mas com o tempo vc tamb茅m n茫o notar谩 mais isso, e o alvo tamb茅m ficar谩 emba莽ado, mas com o tempo isso tamb茅m se corrige.
O exercicio de fechar a lente do oculos sobre o olho diretor, n茫o 茅 um exercicio agradavel, mas 茅 eficiente!
Lembre-se, NUNCA EFETUAR EXERCICIOS DE DESLOCAMENTO COM A LENTE DO OCULOS DO OLHO DIRETOR FECHADO, POIS O OLHO FRACO N脙O EST脕 PREPARADO PARA ASSUMIR A FUN脟脙O DOS DOIS OLHOS!

Boa sorte no treino, e depois coloque aqui o resultado dos exercicios.

drsanfelice
fernando sanfelice andr茅
drsanfelice est offline

Cadastrado:

Vou experimentar essas dicas, talvez possam melhorar o meu tiro.

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor  Top
drsanfelice
fernando sanfelice andr茅
drsanfelice est offline

Cadastrado:

Apenas um adendo: a visada com apenas um olho nos faz perder a vis茫o de profundidade, ou seja, atrapalha a real percep莽茫o de distancia. Tenham cuidado com esse detalhe.

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor  Top
miyatake
miyatake est offline

Cadastrado:

Ricardo, seja bem vindo ao Tiro Dinamico e o Shoji arrasou de novo nas explica莽玫es.
Parece f谩cil, mas exige muito treino do tiro com os dois olhos abertos, mesmo depois de treinar muito ainda tenho muita dificuldade, talvez um vicio adquirido nos tiros de precis茫o como a Silhueta metalica.

Abra莽os,

Ricardo Costa
357ricardo
Ricardo Costa est offline

Cadastrado:

Agrade莽o e muito pela aten莽茫o dispensada e pelas preciosas dicas recebidas de atiradores experientes como Shoji, Fernando Sanfelice e Miyatake.
      Para eu que acabo de entrar em contato com o universo do tiro esportivo, 茅 de suma import芒ncia receber a orienta莽玫es daqueles que possuem anos de pr谩tica.
       Muito me alegra perceber a uni茫o que existe entre os atiradores, e tenho a convic莽茫o de que muito aprenderei ao navegar nesses f贸runs, e espero tamb茅m um dia poder ensinar a outros, da mesma maneira que voc锚s est茫o me ensinando hoje.
        Miyatake, de novo lhe agrade莽o pela recep莽茫o e pelo proveitoso bate-papo que tivemos na quinta-feira, sobre armas e a pr谩tica do tiro esportivo.

My dog? Yes.
My wife? Maby.
My GUN? NEVER.

29 respostas desde Monitorar este T贸pico | Enviar t贸pico por email | Imprimir T贸pico
P谩ginas: (2) < [1] 2 >
T贸pico Dicas para Melhorar
Enviar uma resposta ao t贸picoCrie um novo T贸picoNova Pesquisa

Visite o site do Universal Clube Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!