|
|
Enviado: |
|
|
Grupo: Espectadores
Cadastrado:
Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usuário
|
Caros colegas, Saudações!!!Vi um video agora a tarde d um tiro em um bufalo (caça em estado que se tem permissão para isso) com uma cal.12 ga usando um cartucho cbc knoch down slug, munição com projetil d linhas progressivas em forma d espiral. O progetil entrou em uma paleta e quase atravesou o outro lado do animal, faltou 2 dedos para isso acontecer, coisa q, geralmente so um fuzil pode fazer.Sei q o espaço aki não é destinado a comentar sobre caça mas o desempenho dessa munição me chamou a atenção para comentar o seguinte assunto : Algum dos colegas ja usou essa munição em alguma prova????Qual seu alcance efetivo???Desde ja agradeço a todos e desejo uma semana d saude, vitorias e Paz a todos..............
______________________ ...deleita-te no Senhor; confia Nele e Ele tudo fará. |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Amigo, poderia colocar o video pra gente ver, assim ficaria mais facil em tentar identificar. Eu particularmente acho dificil isso acontecer de "quase" atravessar um bulfalo com uma munição cal 12, mas posso estar enganado. Levando em consideração um animal do porte de um bulfalo... é muita carne p/ se penetrar. Com certeza seria mais "realista" se fosse com um fuzil.
Abraços. |
|
|
|
|
Grupo: Competidores
Cadastrado:
|
JRBarbosa, efetividade para? furar papel? Derrubar uma silhueta metálica? Qual a precisão que vc exige para "efetividade". Balote em cal. 12 sofre muito com a resistência do ar e cai muito em função de seu peso. Logo, é muito complicado falar em "distância que é efetivo", pois o fim pretendido vai influenciar no que seja "efetividade". Em tempo, acho que derrumba uma silheta metálica na linha dos 100 metros, se acertar. |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (CHACAU em 30 de maio de 2011, 00:31) | Amigo, poderia colocar o video pra gente ver, assim ficaria mais facil em tentar identificar. Eu particularmente acho dificil isso acontecer de "quase" atravessar um bulfalo com uma munição cal 12, mas posso estar enganado. Levando em consideração um animal do porte de um bulfalo... é muita carne p/ se penetrar. Com certeza seria mais "realista" se fosse com um fuzil.
Abraços. |
Caro amigo, Saudações!!! Ate eu custei acreditar mas, entre no youtube e procure "tiro em bufalo.mp4. La mostra o momento q tira a bala q, detalhe, entrou com bucha e tudo.Abraço fraterno...............
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Cacius em 30 de maio de 2011, 09:37) | JRBarbosa, efetividade para? furar papel? Derrubar uma silhueta metálica? Qual a precisão que vc exige para "efetividade". Balote em cal. 12 sofre muito com a resistência do ar e cai muito em função de seu peso. Logo, é muito complicado falar em "distância que é efetivo", pois o fim pretendido vai influenciar no que seja "efetividade". Em tempo, acho que derrumba uma silheta metálica na linha dos 100 metros, se acertar. |
Caro amigo, Saudações. Minha curiosidade é a distancia maxima q esse projetil alcançaria com estabilidade ou sem decair.No site da cbc em munições d caça tem esse projetil com a descrição tecnica. No caso seria o uso em alvos d metal e afins.Abraço fraterno.......
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Olha, sem cair significativamente eu diria que uns 50 metros. Daà em diante, teria que corrigir a visada. E em mais de 100 metros acho que ele não teria efeito significativo. Para silhueta metálica, acho que seria este o limite. |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (Cacius em 30 de maio de 2011, 19:19) | Olha, sem cair significativamente eu diria que uns 50 metros. Daà em diante, teria que corrigir a visada. E em mais de 100 metros acho que ele não teria efeito significativo. Para silhueta metálica, acho que seria este o limite. |
Caro colega, boa noite!!!Da só uma espiada no you tube oq esse tipo d munição fez com o bufalo. Procure por "tiro em bufalo.mp4".Com uma munição com essa energia e uma boa arma e treino da pra fazer alguns milagres...rsrsrsrsr.Abraço fraterno...
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Mas o búfalo não era adulto...era um novilho, mas mesmo assim quase "varou" o bicho... |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Na fazendo tenho discos de arado a até 57 metros como alvos. Usando balote foster, numa muira II 30", nesta distância, já é necessário corrigir a visada. E só por curiosidade: já disparei a mesma munição, na mesma arma, da sede da fazenda (num morro cerca de 20 mts mais alto) para o meio da represa; do local do disparo para o ponto visado havia cerca de 150 metros de distância; e o balote bateu quase na borda. Não sei quantos metros ele caiu, mas bateu na água num ponto cerca de 15mts distante do garaffão que estava na mira. Balote Knock Down eu não sei, mas o foster exige sim correção de visada, ele cai mesmo, sem contar que também deve dar uma "voada" boa, pela falta de estabilidade.
______________________ SI VIS PACEM PARA BELLUM |
|
|
|
|
Grupo: Range Master
Cadastrado:
|
Gostaria de entender a relação desse tópico com o esporte IPSC ....
Q2
______________________ José Roberto
Associação Campineira de Tiro Esportivo
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Desculpem a minha opinião, mas fora este assunto não ter nenhuma relação a este fórum, eu pessoalmente acho um "COVARDE" quem atira em qualquer animal por prazer! Vem aqui no rio de janeiro, sobe a rocinha e traz o traficante "Nem" algemado nas costas, isso sim é coisa de macho! Me desculpem, mas odeio caça, e não me digam que isso é esporte pois não é! Abraço Andreano |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Senhores,
Este tópico perdeu totalmente o sentido.
Favor considerar esse tópico como encerrado - não postar.
Q2
______________________ José Roberto
Associação Campineira de Tiro Esportivo
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CarÃssimos,
Como já bem observado, o tópico fugiu totalmente de seu intento inicial, restando-nos duas opções:
1) Voltamos ao foco da questão, que é "Qual o alcançe dessa munição?";
2) Ou, singelamente, trancamos o tópico.
Fica com os colegas Foristas, a opção a se adotar.
De outra banda...
Colega Andreano,
Respeitosamente tenho que lembra-lo que a diversidade de opiniões é que faz a beleza do mundo.
Vc não gosta de caçar! Respeito e Aceito.
Todavia, para outras pessoas - que devem ser igualmente respeitadas - a caça é um importante fator de integração, seja social, seja familiar.
Como dito, para muitas pessoas, a caça vai além do ato em si, pois tem um significado muito maior, é cultural, é fator de integração familiar, onde pais e filhos aperfeiçoam e fortalecem um laço que os unirá - mais que qualquer outro - pelo resto de suas vidas.
Por fim, este espaço é Democratico e Público, portanto enfatizo que a Tolerância deve ser aqui exercitada em sua plenitude.
Um, ou melhor, Três Abraços Fraternos,
______________________ Neysmann - Claudinei Fernando Machado Chief Range Officer - NROI nº 545 - Sorocaba/S.P.
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Boa tarde senhores,
Sem querer polemizar mas apenas complementando que a caça também tem sua utilidade publica, em se tratando de controle de pragas, como ocorreu recentemente no estado de Santa Catarina com os javalis, a sua liberação mediante solicitação aos orgãos competentes do Estado, para quem tivesse CR de caçador, arma de calibre adequado, devidamente apostilada e com GT.
TFA
Milton |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
CITACAO (jrbarbosa em 30 de maio de 2011, 13:45) | CITACAO (Cacius em 30 de maio de 2011, 09:37) | JRBarbosa, efetividade para? furar papel? Derrubar uma silhueta metálica? Qual a precisão que vc exige para "efetividade". Balote em cal. 12 sofre muito com a resistência do ar e cai muito em função de seu peso. Logo, é muito complicado falar em "distância que é efetivo", pois o fim pretendido vai influenciar no que seja "efetividade". Em tempo, acho que derrumba uma silheta metálica na linha dos 100 metros, se acertar. | Caro amigo, Saudações. Minha curiosidade é a distancia maxima q esse projetil alcançaria com estabilidade ou sem decair.No site da cbc em munições d caça tem esse projetil com a descrição tecnica. No caso seria o uso em alvos d metal e afins.Abraço fraterno....... |
jrbarbosa,
Já fiz testes com esta munição em até 120m, com uma pump boito 28", percebeu-se que até 60m a munição atingiu seu ponto maximo de trajetoria, aos 120m distancia maxima que tinhamos com segurança, ela já tinha queda no ponto de impacto em torno 10" aprox. e uma variação lateral na mesma proporção, mas pelo estado do para balas ainda com energia consideravel.
Espero tê-lo ajudado
TFA Milton |
|