Fóruns
TiroDinamico.com.br
 Bem Vindo Anônimo ( Log In | Cadastre-se ) Home   Imagens   Links   Calendário   Usuários
Portal   Resultados   Procurar   Ajuda
  Visite o site da Lyon Bullets Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!
Páginas: (2) < [1] 2 > ( Ir para a primeira mensagem não-lida ) Enviar uma resposta ao tópicoCrie um novo TópicoNova Pesquisa
Estratégia De Pistas, Cada Vez Mais Importante
« Tópico Anterior | Próximo Tópico » Monitorar este Tópico | Enviar tópico por email | Imprimir Tópico
Ramos
Luiz Francisco Ramos
Ramos está offline
  Enviado: Responder citando esta mensagem

Grupo: Range Officer
Cadastrado:

Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usuário
Com a última modificação que relaxa aquela obrigatoriedade de não se poder enxergar mais de 9 tiros de uma mesma posição, agora pode-se ver, desde que (teoricamente) não seja vantagem seu engajamento.
Isso fez com que pistas de maior complexidade fossem desenhadas naturalmente, ratificando, mais do que nunca, que uma boa estratégia pode definir resultado de provas.

Existem indícios de que possamos não estar fazendo a melhor estratégia de pista. Estes indícios podem não se confirmar, mas no mínimo deveriam ser observados:

1) Se estivermos fazendo a recarga parados na frente de alvos.
2) Se estivermos atirando alvos parados que poderiam ser engajados em movimento.
3) Se estivermos passando com o cano a frente de alvos sem atirar.
4) Se estivermos engajando de trás alvos pelos quais iremos passar obrigatoriamente lá na frente.
5) Se na estratégia traçada, ficarem 1 ou mais buracos temporais (espaços de tempo sem tiros) muito grandes.
6) Se, sendo destro, estiver se deslocando atirando em movimento, paralelo à linha do para balas, porém para a esquerda; ou vice-versa.

Observe, se algum destes indícios estiverem presentes em sua estratégia, TALVEZ, ela possa ser melhorada.
Quando eu falo em melhorar me refiro ao tempo, pois estratégia é tempo! Precisão é uma outra disciplina bem mais importante, é claro, mas que não poderia interferir na nossa estratégia. A insegurança de efetuar certos disparos difíceis deve ser resolvida com prática e jamais com uma estratégia tímida e reservada, que ofereça tempo em troca de garantia de acerto...

Apenas minha opinião..

Um abraço!
Ramos

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem  Top
Chain.
Flavio Carvalho Chain
Chain. está offline

Grupo: Competidores
Cadastrado:

Parabéns Ramos , mais uma vez , pelo tópico apresentado.

Muito interessante (Triste) ver atiradores bons , que investiram tempo e dinheiro na adequação de uma precisão razoável perderem pistas e campeonatos por não usarem uma estratégia adequada.

Vale lembrar que jamais um atirador sair-se-á  vitorioso numa competição grande sem a perfeita realização de um plano de ação (Estratégia de pista), que seja adequada para cada atirador , conseguindo desta maneira um resultado mais efetivo.

Vão aí algumas modestas opiniões , se é que me permitem:

Concentre-se no que está fazendo ao se deparar com a pista a ser resolvida ! ( Parece bobagem , porém , a grande maioria dos atiradores faz besteira por não dar atenção adequada na elaboração da estratégia.)

O seu potencial não é igual ao dos outros atiradores !Respeite suas limitações , nós não atiramos com o Rob Lethan , teremos que lembrar disso ao elaborarmos a estratégia( Não se atira andando onde não se consegue, andar e atirar só compensa quando se executa tal procedimento com maestria , caso contrário , joga-se o campeonato fora de uma só vez)

Não se limite a verificar posição de tiro em cada posto, analise o grau de dificuldade de cada alvo , posição e altura  dos mesmos, postura mais confortável de enfrentamento ( Muito pessoal), etc
Marque o espaço utilizando referências (Marcas no chão , posição dos obstáculos, distância a ser vencida) para que fique melhor situado quando na execução do plano.
Imagine-se realizando o planejado, concentre-se nos alvos , massa , etc, o cenário já tem que estar na sua mente de forma irrefutável.

Peça opinião para os mais experientes, de preferência daqueles que o conhecem , para que possam avaliar a situação levando em consideração suas caracteristicas.

Não existe jeitinho que seja efetivo se não for planejado.
Campeonato de Tiro Prático não é loteria ! Pode até dar certo uma vez , mas com certeza não funciona sempre !!

Não invente abobrinhas para ganhar 0,05 segundos , faça o que é seguro, campeonato se ganha com regularidade.

EXECUTE O QUE VOCE PLANEJOU !!

Existem muitas outras coisas, mas já tomei muito o espaço e tempo de vocês.
Espero poder ter ajudado.

Forte abraço.

Chain.

drsanfelice
fernando sanfelice andré
drsanfelice está offline

Grupo: Espectadores
Cadastrado:

Chain, vc deve lembrar do último Open Cone Sul, em Curitiba, que o Lucimar quis inventar na pista do telefone e foi um desastre, que com certeza comprometeu o resultado da competição.

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor  Top
Chain.
Flavio Carvalho Chain
Chain. está offline

Cadastrado:

Lembro sim !!
Inclusive brinquei muito com ele a respeito e o agradeci bem lambuja, me deixou mais confortável para atirar o resto do campeonato.
Abraço forte ,

Chain.

Carlão C.R.Tiete Ver Foto do Usuário
Carlos Mazolanskas
Carlão C.R.Tiete está offline

Cadastrado:

CITAÇÃO (Chain. em 23 de agosto de 2003, 14:22)
EXECUTE O QUE VOCE PLANEJOU !!

Existem muitas outras coisas, mas já tomei muito o espaço e tempo de vocês.
Espero poder ter ajudado.

Forte abraço.

Chain.

Chain..
Dicas como as suas e as do Ramos deveriam ser marcadas como obrigatorias para leitura nesse forum. Não diga que tomou nosso tempo pois é uma ofensa !!! Se lhe interessa, ajudou bastante...e espero poder continuar a ler tais dicas sempre que estiverem inspirados !!!.
Um abraço,
Carlão

Luis Cesar Ver Foto do Usuário
Luis Cesar Costa
Luis Cesar está offline

Grupo: Match Director
Cadastrado:

Chain, muito boa suas considerações, e com certeza não está tomando nosso tempo com mensagens como esta, espero vê-lo mais por aqui.

Outra coisa que vi em diversas provas que participei e achei muito interessante, é a estratégio do Lucimar, pelo que vi ele faz suas estratégias de pista pensando em fazer o minimo de movimento, na pista de Centro Sudeste em Betim, onde se saia deitado de costas para os alvos, ele já saiu deitado de lado de só pegou a arma e fez os disparos de lado mesmo, tem um video desta pista aqui no site, achei muito interessante, no Nacional Standard, ele fez uma pista em que tinham uns alvos que poderiam ser engajados de um posto lá na frente, mas resolveu faze-los de traz, com mais do que o dobro da distancia, mas mesmo assim seu tempo foi muito bom.

São muitas coisas a serem lembradas nas pistas que fazemos, tecnicas e estratégias como estas são sem duvida nenhuma, o que separam o joio do trigo.

Abraços,

Luis Cesar
Statts Officer - IROA - 533
Range Officer - NROI - 410
WSXIV - 154º do Overall da Standard!!!
III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campeão da Classe C
WSXV - Orgulhosamente Desclassificado
PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U
LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U

Agradecimentos especiais:

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar uma mensagem por ICQ Ver status no yahoo Enviar mensagem pelo MSN  Top
drsanfelice
fernando sanfelice andré
drsanfelice está offline

Cadastrado:

Acretido que muitos de nós são ótimos teóricos e nem tão bons práticos.Me incluo nessa última categoria.Meu grande problema é ter concentração e baixo nivel de stress.Estou tentando resolver esse deficit

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor  Top
Chain.
Flavio Carvalho Chain
Chain. está offline

Cadastrado:

No Rio Grande do Sul , mais especificamente em Porto Alegre mora um "Velhinho" ( Se ele me escuta estou f.....) que muito me ajudou no quesito concentração.
Lembro-me perfeitamente de quando era mais inexperiente do que sou agora ( Muito há para se melhorar, sempre.), ao adentrar uma pista a sensação de Stress aumentava euforicamente , não conseguia sequer planejar , quanto mais executar uma resolução satisfatória de qualquer que fosse a pista a ser resolvida.
Estranhamente(Para mim) quando a resolvia de forma espontanea ou na brincadeira como se diz por aí, meus resultados eram tidos com bons.
Após muitos tiros meus resultados melhoraram , ainda assim , quando comparados as "Brincadeiras" estavam muito distintos.
Foi quando coloquei em prática o que aprendi com tal pessoa :

Tiro é um grande prazer !!
Não encare-o como uma tarefa árdua que se não cumprida lhe trará punição !
Lembre-se (Mentalize) dos momentos inesquecíveis que lhe trouxeram extrema felicidade no decorrer de sua vida( Seu filho nancendo , seu casamento, sua mãe, sua conclusão de curso, sua primeira namorada , etc) , associe-o a alguma forma física que possa ser realizada na hora em que for necessário.( Aperte um dedo , puxe a orelha , morda a língua, cerre os pulsos, etc)
Encarne essa sensação divina de felicidade antes de disparar , concentre-se no que você deve fazer,  lembre-se de o  quanto pode ser prazeiroso mesmo com todas as suas limitações, pois você o faz por prazer e só.

Leve consigo esse ensinamento para sempre e  para tudo , encare o bem que tudo lhe traz, seja otimista, PARE DE RECLAMAR( Esse era especificamente para mim, nem eu me aguentava !!).

Muito mais me foi dito , a essência era  sobre a felicidade, ser feliz em tudo e com tudo o que for necessário ou não.

(Cada dia me sinto mais intimidado com minha ignorância , não é para menos , cada dia vejo que nada sei e que nunca aprenderei o suficiente.)

Não é necessário ser o melhor ou o maior , mais se isso lhe traz muito prazer , então vamos a luta...  só não perca a cabeça. Você é humano e falha como todos os outros.Não se castigue demais...

Seja o mais feliz que puder(Não é fácil !!)
Inclusive na hora de atirar...

Grande Edson Garrastazu, um dia colocarei em prática o que me foi ensinado.
Forte abraço a todos.

Chain.

Ramos
Luiz Francisco Ramos
Ramos está offline

Grupo: Range Officer
Cadastrado:

Chaim:

Com o Edson Garrastazu, tenho uma passagem muito engraçada:
Em 1997, no segundo semestre, quando eu iniciei a atirar numa prova em Bagé, vinha eu descendo no elevador do hotel sozinho com a bolsa de tiro e o elevador para; entra o Edson com aquela pose de general:

- Bom Dia... (instantes..) O senhor é atirador?
- Sim (digo eu..)
- E de que cidade o senhor é?
- De Porto Alegre (respondo eu..)
- A é? E de que clube?
- Do Tiro4 (disse eu todo orgulhoso..)
- Tiro4 ?? Mas como? Eu sou o Presidente do Tiro4 e não te conheço !!

O resto do percurso, calados ele e eu. Eu pensando: e agora o cara deve estar pensando que eu estou mentindo, será que eu trouxe a minha carteirinha para provar? E ele pensando: E se o cara for mesmo sócio, que chato, fui grosseiro, ainda mais que sou eu que assino as carteirinhas e se ele puxa e me mostra uma com a minha própria assinatura...

Até hoje gozo ele por causa disso sempre que posso, ...pudera...

Ramos

Eduardo Ver Foto do Usuário
Eduardo Pontual
Eduardo está offline

Cadastrado:

Grandes palavras do Chain, acho que ele está se tornando guru do tiro, quem sabe ele não edite alguma coisa to tipo "auto-ajuda para um melhor desempenho no IPSC".

Brincadeirinha, realmente foi legal o exemplo do Chain, parabéns e leve sempre essa alegria em tudo que vc faz.

Eduardo

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar uma mensagem por ICQ Enviar mensagem pelo MSN  Top
Cana
Marcio Brandão Leite
Cana está offline

Grupo: Eternos Companheiros
Cadastrado:

Pessoal!!

Com tantas excelentes explanações, tanto do Ramos, Chain e Drsanfelice, ficou muito pouco para se acrescentar!!!

Mas um fato que tenho observado ao longo das provas é que muitos atiradores, fazem o briefing de uma forma, ou seja, uma estratégia e no momento de sua passagem faz de outra que invariavelmente sai errado, dai vem aqueles famosos  comentários, tais como: "me perdi", "deu branco", etc...,   .......................por isso acho que uma boa estratégia tem que ser obrigatoriamente acompanhada de uma ótima concentração, pois sem ela não há como mentalizar o que foi ensaiado no briefing.....além do que é normal ver diversos atiradores, após o briefing e áté o momento antes de entrar na pista, ficarem dispersos em relação ao estágio que irão atirar e na maioria das vezes, é com este atirador que ocorre a pane de cabeça, fazendo com que esta pista vá por água abaixo!!

Por isso acho que não adianta se ter uma estratégia se não tiver concentrado para executa-la.

Cana  

drsanfelice
fernando sanfelice andré
drsanfelice está offline

Cadastrado:

Stress, esse o meu grande problema, tenho tentado controla-la mas é dificil. Tenho uma inveja danada dos orientais, que possuem um auto controle incrivel. Tenho um colega atirador em goiás, que é coreano de nascimento, excelente atirador. Concentradíssimo, mas não gosta muito de participar de provas fora do clube. Em outras modalidades então, tipo silueta, muito bom.Sempre tento me manter calmo, mas na hora de iniciar a pista ...
Quando não vale nada , meu desenpenho realemnte é superior.
Pena

Chain.
Flavio Carvalho Chain
Chain. está offline

Cadastrado:

Para se melhorar nunca é tarde , faça o possível e conte comigo no que for necessário.

Eduardinho,

Livro de auto ajuda eu estou é precisando..(Há, Há) Caso um dia eu escreva um , nem eu vou arriscar lê-lo !

Carlão,

Vamos detonar no Equador ou não vamos ??

Abraço a todos e nos veremos em Atibaia !!

drsanfelice
fernando sanfelice andré
drsanfelice está offline

Cadastrado:

Para os colegas que forem ao Pan, desejo toda a sorte do mundo, e que representem bem nosso país. Tenho eerteza que vcs farão o melhor possível.

Luis Cesar Ver Foto do Usuário
Luis Cesar Costa
Luis Cesar está offline

Grupo: Match Director
Cadastrado:

Senhores,

Muitio bem este tópico e vale a pena relembra-lo.

Abs,

Luis Cesar
Statts Officer - IROA - 533
Range Officer - NROI - 410
WSXIV - 154º do Overall da Standard!!!
III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campeão da Classe C
WSXV - Orgulhosamente Desclassificado
PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U
LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U

Agradecimentos especiais:

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar uma mensagem por ICQ Ver status no yahoo Enviar mensagem pelo MSN  Top
20 respostas desde Monitorar este Tópico | Enviar tópico por email | Imprimir Tópico
Páginas: (2) < [1] 2 >
Tópico Dicas para Melhorar
Enviar uma resposta ao tópicoCrie um novo TópicoNova Pesquisa

Visite o site da Lyon Bullets Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!