|
|
Enviado: |
|
|
Grupo: Match Director
Cadastrado:
Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usu谩rio
|
Mais uma garimpada na INTERNET
Dicas para um treinamento de qualidade
Todos n贸s ouvimos a frase 鈥渁 pr谩tica leva 脿 perfei莽茫o鈥. Pois bem, isso simplesmente n茫o 茅 verdade. Pr谩tica n茫o leva a perfei莽茫o, e sim faz permanente. Contudo o que voc锚 faz, melhorar谩 com a pratica. Se voc锚 pratica errado, voc锚 melhorar谩 errado. Se voc锚 atira sem se preocupar com em ser preciso, n茫o espere nada diferente em uma competi莽茫o.
Aqui est茫o algumas dicas que eu considero cruciais par o treino.
Trace um objetivo. Defina seu objetivo e planeje um esquema de treinamento de acordo. Tenha em mente que o objetivo de uma se莽茫o de treino n茫o 茅 o treinamento em si. Assegure-se que voc锚 aproveite seu tiro, mas se voc锚 pretende participar de competi莽玫es, uma se莽茫o de treinamento nada mais 茅 do que melhorar suas habilidades e n茫o se divertir no estande. Um objetivo espec铆fico no treino, te mentem motivado e no caminho durante seu treinamento. Se voc锚 n茫o esta acostumado a tra莽ar objetivos e planejar um esquema de treinos, leia este t贸pico. H谩 muita informa莽茫o boa por aqui.
Planejar seu treino consiste em avan莽ar.
Sou adepto de que praticar pequenos exerc铆cios simples, mas com muitas repeti莽玫es, 茅 melhor que atirar pistas. Eu acredito que voc锚 pode melhorar efetivamente sua t茅cnica, repetindo varias vezes o mesmo exerc铆cio. Alem do mais, voc锚 pode melhorar isoladamente cada aspecto t茅cnico que esta trabalhando, n茫o combinando exerc铆cios espec铆ficos. Por exemplo, se voc锚 estiver treinando recargas, n茫o 茅 necess谩rio complicar sacando a arma do coldre, comece com a arma j谩 na m茫o. Se esta treinando atirar em movimento, n茫o complique adicionando uma recarga durante o movimento. A n茫o ser que voc锚 queira complicar o exerc铆cio, para testar duas habilidades conjuntamente.
Fazer pistas complexas leva muito tempo, e voc锚 precisa aguardar suas vez de atirar, se tiver outros companheiros de treino. E isso reduz o numero de repeti莽玫es o que torna o treinamento ineficaz.
N茫o estou dizendo que voc锚 n茫o deva praticar em pistas. Voc锚 deve, especialmente se n茫o participa de muitos campeonatos. Voc锚 deve melhorar sua analise de pista assim como sua t茅cnica de tiro. Mas isso n茫o deve tomar a maioria do tempo de seus treinamentos. Eu prefiro atirar uma pista quando tenho parceiros de trino com quem possa comparar os resultados, assim posso criar uma atmosfera de competi莽茫o, o que 茅 sempre um 贸timo treino.
Mantenha um Di谩rio.
Manter um di谩rio de treino 茅 muito importante. Anote toadas conclus玫es que voc锚 tirou durante seus treinamentos, e qualquer coisa nova que tenha aprendido. Grave aquilo que voc锚 tenha feito muito bem, para enfatizar este aprendizado no seu subconsciente. Mantenha arquivos de seus tempos e Hit Factor dos exerc铆cios que pratica, assim poder谩 ver seus progressos. Mantenha registros de suas recargas e testes de cron贸grafo, assim como de manuten莽茫o das armas e equipamentos.
Tente sentar e escrever seu di谩rio antes de deixar o estande, se n茫o h谩 uma grande chance de voc锚 esquecer quando chegar em casa. Existe um objetivo em escrever um di谩rio, mesmo que voc锚 nunca leia o que escreveu. O simples ato de sentar e rever e recordar o treino que acabou de fazer, te for莽a a analisar sua performance e alguma mudan莽a o melhora. Isso acelera a curva de aprendizado.
Quanto devo atirar?
Existem muitas considera莽玫es para se determinar quanta muni莽茫o e tempo deve ser usada em um treinamento. 脡 claro que isso depende do seu or莽amento. Tenha como regra, n茫o atira demais. N茫o chegue a ponto de perder o interesse no treino. Voc锚 tem que prestar aten莽茫o na qualidade de cada tiro, e voc锚 pode acabar se desgastando e perdendo o interesse se atirar demais. Eu procuro levar de 300 a 400 cartuchos para uma se莽茫o de treino, no entanto eu posso parar no meio do caminho se achar que estou perdendo o interesse e atirando mal. Por outro lado, se estiver atirando muito bem e aproveitando o treino, posso estender um pouco mais esta se莽茫o de treino.
Se poss铆vel, atire mais quando estiver gostando resultado e se estiver atirando mal, pare guarde o equipamento e analise o que esta acontecendo, para que na pr贸xima vez que for ao estande, possa corrigir este erro.
Mantenha o seu grupo de treinamento pequeno.
脡 claro que isso nem sempre 茅 poss铆vel, mas 茅 uma vantagem significativa. Eu tento treinar com um ou dois amigos, 茅 prefer铆vel treinar com um parceiro do que sozinho, eu acho que isso ajuda a manter o foco do treino. Treinar com muita gente acaba virando um acontecimento social, apesar de n茫o ser desagrad谩vel, n茫o 茅 isso que voc锚 quer quando esta aprimorando seus conhecimentos. Muitos dos seus parceiros de tiro podem n茫o ser t茫o dedicados a um treinamento de qualidade quanto voc锚, e isso pode afetar o objetivo de seu treinamento. Alem disso um grupo muito grande, gera um desperd铆cio enorme de tempo no estande enquanto espera sua vez de atirar.
Eu acredito que os treinamentos devam ser os mais breves poss铆veis, que permitam chegar ao seu objetivo. N茫o vejo raz茫o de passar cinco horas no estande se pode ter o resultado esperado em duas.
Escolha seus parceiros de treino.
Voc锚 tende a aumentar ou diminuir o n铆vel t茅cnico do treino, de acordo com quem esta a sua volta. Nada vai acelerar mais seu progresso do que treinar com quem 茅 muito melhor que voc锚. Em contra partida, ser o melhor atirador de seu grupo em nada vai contribuir para o seu desenvolvimento. Sempre que poss铆vel treine com que 茅 melhor que voc锚.
Somente fa莽a bons treinos, n茫o pratico um tiro ruim.
Pense nisso, se voc锚 treina mal, voc锚 ficara melhor em atirar mal, por isso que a qualidade do seu treino 茅 importante.
Se voc锚 treinar em metais, por exemplo, n茫o se permita acertar apenas metade dos tiros, a n茫o ser que pretenda acertar metade dos tiros em um prova. V谩 devagar, concentre-se e traga essa porcentagem de acertos para cima. Praticar um tiro ruim, n茫o te levar谩 a ser um atirador melhor.
Algumas vezes quando n茫o consegue fazer nada certo, esse 茅 o dia em que 茅 melhor parar e ficar ajudando seus colegas a treinar.
O texto em ingles est谩 no arquivo anexo.
abra莽os,
Editado por Luis Cesar - 10 de fevereiro de 2005, 11:16
Luis Cesar Statts Officer - IROA - 533 Range Officer - NROI - 410 WSXIV - 154潞 do Overall da Standard!!! III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campe茫o da Classe C WSXV - Orgulhosamente Desclassificado PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U
Agradecimentos especiais:
|
|
|
|
|
Grupo: Range Officer
Cadastrado:
|
Valeu Lu铆s C茅sar!
______________________ |
|
|
|
|
Grupo: Competidores
Cadastrado:
|
Ja treinei com o Luis algumas poucas vezes, mas posso garantir que funciona! Tente um treino de saque, quanto mais voce faz, mais aquilo vai ficando mecanico, ate que chega uma hora que o movimento vira automatico, e os tempos melhoram por consequencia. Outro bom exercio e o de reacao ao bip. Impressionante como se treinando a reacao ao bip do timer, melhora. O Luis, o Serrano e eu fizemos um treino la em aluminio algumas semanas passadas, ai.... eu percebi como reagia mal ao bip, pode-se perder ate .60 de 1 segundo, para certas categorias e a diferenca da vitoria ou da derrota. Mas com treino a minha reacao foi melhorando, e acredite, muitas vezes melhoras no mesmo dia, so de treinar e mecanizar.
Valeu Luis pelos toques, e o Serrano, que foi meu irmao de leite de me trazer para o tiro pratico, e sempre me deu boas dicas. Vale dizer que ainda sou bem fraquinho, NO TIRO, mas prometo tentar melhorar.
Wilian
______________________ Wilian Saraceni
Target / Tirodinamico.com.br |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
EHEH se eu fosse de SP pegaria aula com vc luis, vc eh muito dedicado e suas dicas sao sempre excelentes. Mesmo o texto aparentemente nao sendo seu, achei muito legal, e as dicas que vc ja postou no forum sendo de sua autoria tbm sao excelentes. Parabens.
Editado por carlos - 10 de fevereiro de 2005, 13:24
______________________ Cheriato Clube de Tiro Esportivo S茫o Carlos |
|
Ramos Luiz Francisco Ramos |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Trace um objetivo !
hum hum !!!
Acrescentando aqui, ao j谩 muito bom texto apresentado pelo Luis Cezar, eu diria que se ao final de cada prova , agente anotar , pista por pista, quais foram as dificuldades encontradas, e qual a propor莽茫o em que isso nos tirou pontos, ent茫o temos a铆 a programa莽茫o exata , ou seja, o plano de treinamento exato de que precisamos, ok?
Um abra莽o!
Ramos |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Ramos,
脡 isso mesmo que o autor quis dizer, se n贸s prestarmos aten莽茫o em nosso rendimento em uma prova e soubermos identificar onde erramos ou onde est谩 nossa maior dificuldade, essa ser谩 a fun莽茫o do proximo treinamento.
Existem determinados exercicios que nunca 茅 demais treinar, ex. Saque, recarga. mas 茅 aperfei莽oando nossas deficiencias 茅 que melhoraremos os resultados nas provas.
O que mais me interessou neste texto foi justamente a parte de identificar o que esta errado e tentar corrigir no proximo treino. O outro texto que coloquei de Como come莽ar no IPSC tb me ajudou muito com a coloca莽茫o de que 茅 muito importante fazer pelo menos 90% dos pontoas da pista, e tambem de entrar no "modo S脡RIO", 茅 bem interessante.
脡 isso a铆 coloquem suas dicas e duvidas, assim discutindo acharemos o melhor caminho para todos.
abra莽os,
Luis Cesar Statts Officer - IROA - 533 Range Officer - NROI - 410 WSXIV - 154潞 do Overall da Standard!!! III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campe茫o da Classe C WSXV - Orgulhosamente Desclassificado PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U
|
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Luis Cezar:
Por falar em fazer 90% dos pontos, sabes como se faz numa pista qq. para rapidamente saber como fazer estes 90% de pontos ou se realmente se fez o que pretendia? He bem simples e eu descobri isso por mero acaso: S贸 pegar a quantidade de tiros da pista dividido por 2, e tem-se exatamente a quantidade de pontos que se pode perder para fazer 90% dos pontos. (claro que se quiser fazer 95% 茅 s贸 dividir por 4...)
Exemplo: uma pista de 100 pontos tem 20 tiros , ok? Ent茫o 20 / 2 = 10 pontos a perder e sobram 90 pontos, ou seja 90% dos pontos da pista.
Um abra莽o! Ramos |
|
|
|
|
Grupo: Espectadores
Cadastrado:
|
Para os novatos seriam bom esclarecer que esses 90% seriam apenas dos pontos poss铆veis acert谩veis ( tudo alfa ). Obviamente que isso n茫o se aplica ao PERCENTUAL DA PISTA ( relacionado ao vencedor ) e ao HIT FACTOR ( pontos /tempo ).
______________________ |
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Sim Fernando! Bem lembrado!
Fazer 90% dos pontos poss铆veis, significa ter uma meta de pontua莽茫o e buscar esta meta, fazendo um esfor莽o no sentido buscar uma visada clara o suficiente para estebelecer esta pontua莽茫o e n茫o deixar que a busca desenfreada pelo tempo fa莽a a pontua莽茫o relaxar tanto que atinja uma pontua莽茫o desastrada cheia de deltas e alguns misses...
O atirador no rush, se contenta com uma visada borrada e ou com muito movimento e ainda se contenta com um controle de gatilho pobre, que ira ocasionar pontua莽茫o muito fraca...
Fazer 90% ou 89 ou 91 n茫o importa, importa 茅 fazer uma pontua莽茫o competitiva! Ter a preocupa莽茫o nesse sentido evita este relaxamento e mant茅m o atirador vivo na competi莽茫o...
Entretanto, e 茅 por isso tamb茅m que foi lembrado, quem fizer 90% dos pontos num tempo bom, fluido, (n茫o precisa ser um temporal..!) ir谩 fazer tamb茅m ao redor de 90% na pista, como consequ锚ncia de um bom "hitfactor"...
sds..
Ramos
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
eu tava com saudade destas "conversas produtivas" aqui no f贸rum... vamos treinar mais , trocar mais experi锚ncias... 锚ta forum b茫o s么... |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Galera comecei a minha agenda do Tiro, ap贸s esta primeira Etapa do Paulista, eu dei uma analisada no meu resultado(91,80%) e comparei com os do Roberto(100%) e do Silvio (91,91%)
PAra entender a Tabela abaixo.
Na primeira Coluna temos o numero da pista com os pontos possiveis.
Nos resultados do Roberto na primeira coluna temos os pontos feitos, seguido pela porgentagem do total de pontos, o tempo gasto e a percentagem da pista. 100% = Vencer a pista.
PISTA |
ROBERTO |
|
PTS |
% PTS |
TEMP |
% PISTA |
1 - 140 Pts |
118 |
84,29 |
33,95 |
100,00 |
2 - 150 Pts |
132 |
88,00 |
22,68 |
93,46 |
3 - 65 Pts |
64 |
98,46 |
19,49 |
97,76 |
4 - 160 Pts |
143 |
89,38 |
31,16 |
77,60 |
5 - 155 Pts |
122 |
78,71 |
24,88 |
96,04 |
6 - 160 Pts |
148 |
92,50 |
25,61 |
100,00 |
7 - 160 Pts |
143 |
89,38 |
34,75 |
100,00 |
8 - 90 Pts |
78 |
86,67 |
15,53 |
100,00 |
9 - 130 Pts |
90 |
69,23 |
31,26 |
70,32 |
Na coluna do Silvio e na minha, temos na primeira, os pontos feitos, seguido pela porcentagem de pontos obtida, varia莽茫o dos pontos em rela莽茫o ao Roberto, tempo, a varia莽茫o do tempo em rela莽茫o ao Roberto e a porcentagem da pista e varia莽茫o da pista em rela莽茫o ao Roberto..
PISTA |
SILVIO |
|
PTS |
% PTS |
VAR/PTS % |
TEMP |
VAR/TEMP % |
% PISTA |
VAR PISTA |
1 - 140 Pts |
120 |
85,71 |
1,69 |
41,61 |
22,56 |
82,99 |
-17,01 |
2 - 150 Pts |
125 |
83,33 |
-5,30 |
22,44 |
-1,06 |
89,45 |
-4,29 |
3 - 65 Pts |
65 |
100,00 |
1,56 |
23,45 |
20,32 |
82,52 |
-15,59 |
4 - 160 Pts |
126 |
78,75 |
-11,89 |
25,16 |
-19,26 |
84,68 |
9,12 |
5 - 155 Pts |
135 |
87,10 |
10,66 |
29,13 |
17,08 |
90,78 |
-5,48 |
6 - 160 Pts |
144 |
90,00 |
-2,70 |
29,54 |
15,35 |
84,35 |
-15,65 |
7 - 160 Pts |
132 |
82,50 |
-7,69 |
35,16 |
1,18 |
91,22 |
-8,78 |
8 - 90 Pts |
77 |
85,56 |
-1,28 |
18,41 |
18,54 |
83,27 |
-16,73 |
9 - 130 Pts |
97 |
74,62 |
7,78 |
33,61 |
7,52 |
70,49 |
0,24 |
PISTA |
LUIS |
|
PTS |
% PTS |
VAR/PTS % |
TEMP |
VAR/TEMP % |
% PISTA |
VAR PISTA |
1 - 140 Pts |
117 |
83,57 |
-0,85 |
40,61 |
19,62 |
82,89 |
-17,11 |
2 - 150 Pts |
100 |
66,67 |
-24,24 |
21,98 |
-3,09 |
73,05 |
-21,84 |
3 - 65 Pts |
65 |
100,00 |
1,56 |
25,25 |
29,55 |
76,64 |
-21,60 |
4 - 160 Pts |
141 |
88,13 |
-1,40 |
24,44 |
-21,57 |
97,56 |
25,72 |
5 - 155 Pts |
136 |
87,74 |
11,48 |
26,65 |
7,11 |
100,00 |
4,12 |
6 - 160 Pts |
118 |
73,75 |
-20,27 |
27,27 |
6,48 |
74,87 |
-25,13 |
7 - 160 Pts |
117 |
73,13 |
-18,18 |
36,61 |
5,35 |
77,63 |
-22,37 |
8 - 90 Pts |
67 |
74,44 |
-14,10 |
18,20 |
17,19 |
73,25 |
-26,75 |
9 - 130 Pts |
120 |
92,31 |
33,33 |
29,30 |
-6,27 |
100,00 |
42,21 | Agora 茅 estudar estes numeros e descobrir o que significam
abra莽os,
|
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Como eu leio isto?
A pista 1 por exemplo, teve um hit factor vencedor de 3,4757. ou seja, cada segundo equivale a exatos 3,4757 pontos e o vencedor fez apenas 84% dos pontos poss铆veis, em 34 segundos, logo, trata-se de uma pista com amplo deslocamento e alvos de m茅dios para dif铆ceis. O segundo colocado ficou 8 segundos atr谩s, logo, ficou 27,8 pontos atr谩s, e para recuperar este tempo perdido deveria fazer 27,8 pontos mais e fez somente 2 a mais, por isso fez um hit factor 82 % inferior.
Caso n茫o tenha havido epis贸dio de pane no segundo atirador, e a pista n茫o tenha m贸veis, (que geralmente acarretam discrep芒ncias) os 8 segundos podem traduzir uma relativa dificuldade de deslocamento, ou troca de alvo, ou aquisi莽茫o de miras, ou entrada e sa铆da de posi莽茫o, etc... O mais prov谩vel (meu primeiro voto) seria pane mesmo, pois 8 segundos 茅 muito! Meu segundo voto: alvos m贸veis Meu terceiro voto: skil de atirador...
Luis , como era a pista 1?
sds.
Ramos
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
A pista 1 tinha como posi莽茫o de inicio, a arma dentro de uma caixa descarregada, e com a tampa fechada, dentro da caixa o RO colocava uma ficha de determinada COR, ao sinal o competidor abria a caixa, pegava a arma e via qual COR tinha sido colocada na caixa, essa COR era o PT(alvo de penalidade), no posto da direita, haviam duas op莽玫es, ou se pendurava em um acorda e fazia os disparos com a m茫o Direita, ou torcia o corpo para que pudesse ver todos os alvos, eram 2 papeis e 4 metais, sendo doi azuis e doi vermelhos( dependendo da cor eram os alvos acertaveis ou de penalidade), depois tinha-se mais duas janelas e uma porta onde haviam mais alguns alvos e outro posto do lado esquerdo similar ao da Direita.
Eu n茫o me pendurei nas cordas, no posto da direita fui bem, mas no posto da Esquerda, que estava mais "apertado" eu fiz um MISS no alvo de papel, o tiro resvalou na madeira do cen谩rio e n茫o acertou o alvo.
Eu editei a tabela e coloquei cores nos valores, o VERMELHO 茅 quando o resultado 茅 PIOR, e na cor AZUL est茫o os resultados MELHORES, sempre em rela莽茫o ao ROBERTO.
N茫o sei se isso serve para alguma coisa, mas que 茅 interessante 茅
D谩 para ver que o Silvio mesmo sem ganhar nenhuma pista, ficou na casa dos 80% em quase todas, comprovando que a constancia 茅 fundamental.
Eu tive Altos e Baixos, mas na m茅dia fiquei muito pouco atras do Silvio.
M茅dia dos pontos possiveis Roberto 86,29% Silvio 85,29% Luis 82,19%
M茅dia da Varia莽茫o da pontua莽茫o em rela莽茫o ao Roberto Silvio -0,80% Luis -3,63%
M茅dia da Varia莽茫o do Tempo em rela莽茫o ao Roberto Silvio 9,14% Luis 6,04%
Mesmo tendo os tempos melhores que o Silvio o fato de minha pontua莽茫o ter sido pior que a dele influenciou o resultado.
Preciso melhorar mais minha PRECIS脗O, as pistas que fui mal, foram por causa dos MISS, 8 no total da prova.
Abra莽os,
|
|
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Isso serve para estabelecer porque vo莽锚 e o atirador S铆lvio, perderam 8 segundos em rela莽茫o ao Roberto. Se 茅 o Roberto Saldanha, ele 茅 um atleta... Mas de qualquer modo 茅 preciso determinar onde est谩 esta diferen莽a t茫o grande de tempo, pois poder谩 ter sido aquela corda... (estrat茅gia!) ou alguma outra coisa que precisa ser trabalhada. Se for estrat茅gia, o que deu errado? e porque? Se for alguma outra coisa, o que foi? m茫o forte? algu茅m viu ele atirar?
Uma id茅ia 茅 pegar o timer ap贸s cada pista e por no papel cada tiro e o tempo, pois isso mostra o tempo de cada atirador nos splits, recarga, deslocamento, enfim... Fica claro onde est谩 o problema.
Quando a diferen莽a 茅 na precis茫o, 茅 t茅cnica de tiro e pronto. (谩 menos que esta diferen莽a esteja em rechutes de poppers, bolachas, m贸veis, etc...) Mas quando 茅 no tempo, pode ser habilidades mal resolvidas...
Vo莽锚 fez um di谩rio sobre as dificuldades sentidas em cada pista? Fa莽a... ainda d谩 tempo... ajuda no treinamento, n茅?
sds.
Ramos
|
|
|
|
|
Grupo: Range Master
Cadastrado:
|
Quando atiro com os tops americanos o objetivo deles 茅 fazer 95% dos pontos possiveis. Quando eu consigo fazer os 95% dos pontos possiveis fico muito mais satisfeito do que ter feito a pista mais rapido que outros. Precis茫o 茅 o aspecto mais importante quando a competi莽茫o 茅 brava.
______________________ Abra莽os,
Alex Chang - DVC
.__________' /聽/////_____I - - - 聽) /(_) /__/ |
|
|