|
Ramos Luiz Francisco Ramos |
|
|
Enviado: |
|
|
Grupo: Range Officer
Cadastrado:
Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usuário
|
Para os novatos, aí vão algumas dicas sobre recarga, que recebi de vários atiradores , em cursos, livros, etc...:
1) Não encha demais o carregador que vai entrar, pois ele pode bater em cima e cair no chão!
2) Olhe sempre para o funil até entrar a cabeça, só então olhe p/ o próximo alvo...
3) Mantenha a arma na altura do pescoço durante o movimento! Nunca abaixe a arma!
4) Use sempre um alongador do botão liberador para agilizar a liberação sem precisar torçer a arma e distorçer...
5) Faça a recarga imediatamente após o último tiro, de forma rápida , e depois corra para o próximo alvo. Evite chegar no próximo alvo ainda fazeeendo a recarga!
6) Na dúvida, faça duas recargas na pista, não corra riscos desnecessários! Notadamente se houver poppers ou móveis...
7) Tem pistas onde é chato encontrar o ponto certo de fazer a recarga, neste caso evite: a) fazer a recarga parado! b) Fazer a recarga com algum alvo aberto te olhando!
8) Nunca! Nunca! ponha carregadores usados no cinto novamente, ponha-os no bolso! (razões óbvias... adquira bons hábitos...)
9) Treinar recarga não gasta nada mais do que tempo! Treine em seco!
10) Cuidado especial com o saque do carregador! (é o ato de pegar o carregador para fazer a recarga...) É um saque também com empunhadura correta e tudo. Ocorre do 1º ou do 2º porta carregadores.
11) Uma recarga fluída e contínua, sem atrapalhos, já é um goal belíssimo!
Abraços!
Ramos
|
|
|
|
|
Grupo: Espectadores
Cadastrado:
|
Legais as dicas do Ramos... O pessoal mais rodado ja sabe do que vou dizer mas queria deixar registrado aqui um adicional sobre o item 9 acima, caso algum iniciante visite esse topico: - Ao treinar a seco, procure simular a situação real de uma pista, ou seja, em geral o carregador cai do funil quase que vazio, e ao ser inserido ele esta sempre cheio ou quase cheio....Leve isso em consideração nesse tipo de treinamento !!! - Muito cuidado ao utilizar essa técnica, pois treinar a seco com carregador com munição real pode ser perigoso .... Melhor restringir essa técnica num estande apropriado e virado de frente para o parabala. - Em casa, melhor usar apenas com carregador vazio, ou se quiser levar em conta o que escrevi acima, desmonte um carregador e insira alguns chumbos ate alcançar o peso aproximado dele numa prova real. Trave com algum pedaço de pano ou algo que impeça a passagem da munição até a camara. Segurança acima de tudo e bom treino !!!!!!!! Um abraço
______________________ Carlão São Paulo - Capital |
|
|
|
|
Cadastrado:
|
Mania de apertar o botão antes de ler... é logico que se encher o carregador apenas de chumbo não representa perigo algum ao treinamento que mencionei....É que alguns atiradores usam essa técnica com munição real...aà sim deve-se travar passagem de munição a camara. Outra alternativa é montar algumas balas (sem polvora, sem espoletas) e deixa-las separadas apenas pra essa finalidade.
Um abraço novamente...
______________________ Carlão São Paulo - Capital |
|
Ramos Luiz Francisco Ramos |
|
|
|
|
Grupo: Range Officer
Cadastrado:
|
É isso aí Carlão!
Bem colocado!
E falando de segurança, esqueci de mencionar uma dica muito importante, talvez a maior delas:
Quando num deslocamento lateral, faça sempre a recarga na direção da mão forte, para evitar um DQ!
Um abraço!
Ramos |
|
|
|
|
Grupo: Competiror/Colaborador
Cadastrado:
|
No caso das balas para o treino, pode-se colocar a mesmo peso que iria de polvora, mas de areia ou terra (aproveitando estojos deflagrados)...não só o projétil.. isso simula o pesso da arma em condição de pronto... eu fiz aqui para treinar e senti a diferença...
Abçs
Gaspar Ubiratan David GASPAR de Lima |
|
|
|
|
Grupo: Competidores
Cadastrado:
|
Prezados,
Estava lendo os tópicos antigos em busca de uma resposta simples: quanto é um bom tempo de recarga.
Fica difÃcil buscar um padrão: ou eu vejo o Jaiminho fazendo recarga ( até desanima...) ou vejo o pessoal mais preocupado em se deslocar fazendo a recarga do que recarregando rápido. A recarga é uma parte imporante para mim: como não sou exatamente um corredor nato, preciso ganhar tempo no split e na recarga. Hoje estou fazendo recarga com visada e tiro entre 1,8s e 2,1s, mas o pessoal que treina comigo está buscando alguma coisa abaixo de 1s !!! Qual é o limite competitivo ?
Saúde e Paz !
______________________ Ubiratan David "Gaspar" de Lima
 |
|
|
|
|
Grupo: Competiror/Colaborador
Cadastrado:
|
CITACAO (Gaspar em 26 de agosto de 2009, 11:54) | Prezados,
Estava lendo os tópicos antigos em busca de uma resposta simples: quanto é um bom tempo de recarga.
Fica difÃcil buscar um padrão: ou eu vejo o Jaiminho fazendo recarga ( até desanima...) ou vejo o pessoal mais preocupado em se deslocar fazendo a recarga do que recarregando rápido. A recarga é uma parte imporante para mim: como não sou exatamente um corredor nato, preciso ganhar tempo no split e na recarga. Hoje estou fazendo recarga com visada e tiro entre 1,8s e 2,1s, mas o pessoal que treina comigo está buscando alguma coisa abaixo de 1s !!! Qual é o limite competitivo ?
Saúde e Paz ! |
Caro Gaspar, uma das coisas legais do IPSC é que há diversas, quase infinitas, habilidades que podem/devem ser trabalhadas para o desenvolvimento do atleta. Cada uma tem a sua utilidade. Essas habilidades são como ferramentas que vc vai usando em cada pista/estratégia diferente. Por isso a estratégia que serve pra um pode não servir para outro. As habilidades são diferentes.
Sobre atirar andando, é uma habilidade importante. Há pistas em que quem faz determinada passagem andando leva grande vantagem. Mas isso não é uma regra. Já vi muitos competidores fazerem andando um pista e logo depois um outro competidor fazer em dois postos parados e obter um fator muito melhor para a pista. Atirar andando aumenta também o risco da pista já que a chance de um miss aumenta a diminui muito a possibilidade de corrigir um tiro. Não acho que se deve ter essa técnica como de uso irrestrito para todas as provas/pistas. Mas é sempre bom ter essa habilidade como carta na manga.
Sobre a recarga, entendo que o split entre tiros com uma recarga no meio deve estar próximo de 1s. Acima disso, vc pode perder tempo em pistas que exigem uma recarga rápida ou mesmo no deslocamento, já que, em tese, vc anda/corre mais rápido se a recarga for mais rápida.
A alguns meses comecei a seguir um caderno de treino que um colega me cedeu de um atirador americano e tenho conseguido progressos animadores. Nos treinamentos em seco de recarga, faço o saque com a arma vazia, faço dois acionamentos, depois aciono o retém do carregador tendo a certeza de que, se houvesse um carregador inserido seria ejetado, faço a recarga inserindo um carregador vazio e mais dois acionamentos em outro alvo. Não uso qualquer simulacro para reproduzir o peso da munição mas não acho que o treino ganhe muito com isso, além do trabalho a mais.
Fiz dois alvos de papelão em escala 1:5, de modo que treinando a 3m dos alvinhos, simulo a situação de estar a 15m de alvos no tamanho real. Assim consigo treinar dentro da minha sala de trabalho na hora do almoço.
Outra coisa, não existe limite competitivo. O importante é continuar evoluindo sempre.
Vão aqui algumas dicas que recolhi de livros e principalmente de atletas top de linha do IPSC.
1. No treino em seco, tenha sempre a absoluta certeza que, se estivesse atirando de verdade, todos os disparos seriam alfas. Isso deve ser levado à sério. Não adianta querer correr no treino em seco sem a perfeita visada na zona alfa.
2. Antes de fazer a sequencia de treino em velocidade, eu faço todo o movimento em câmera lentÃssima, quase um Tai Shi Shuan, prestando atenção e corrigindo cada mÃnimo detalhe do movimento. Faço isso pelo menos 5 vezes antes de tentar fazer rápido.
3. Em seco ou a quente, treino sempre apenas um fundamento por vez. Algumas vezes faço um treino de saque, outras vezes de precisão, em outro dia atirando andando, e assim vai. Mas só um por vez. Se não, mistura tudo. Essa foi uma dica do Guga Ribas, que aliás, acho que está inclusive no site dele.
4. No treino quente, começo sem forçar muito o tempo e vou acelerando aos poucos até começar a errar os tiros. Nesse momento, eu encontro o meu hit, ou seja, o meu limite de velocidade. Saber esse limite é importante para evitar os famigerados Misses. Mas também é importante saber que ele não é fixo. Com o treino, ele será superado e um novo limite deve ser encontrado.
Gaspar, outra coisa importante é ter alguém mais experiente observando seus treinos e provas. Só assim vc poderá identificar e trabalhar cada uma de suas deficiências, transformando-as em virtudes. O recurso do vÃdeo pode ser muito bem utilizado para tanto.
Bom, espero ter ajudado,
______________________ __________________
Laplace Medeiros
----------------------
FTPPE
----------------------
ATIRE Â Â Â Â Â Â Â
----------------------
|
|
Gaspar Ubiratan David GASPAR de Lima |
|
|
|
|
Grupo: Competidores
Cadastrado:
|
Prezado Amigo Laplace !
Seu post ajudou e muito ! Muito do que você colocou eu já intuia, principalmente a questão do "tai chi shu gun", ( bom trocadilho hein... ) também acho que "desenhando" os movimentos lentamente se cria a memória muscular necessária . Acho também muito bem colocada a questão de tratar as técnicas como ferramentas. Me parece a visão mais acertada mesmo, cada atirador escohe as ferramentas que melhor se adapta, que tem mais facilidade. Muito bem colocado. Embora entuÃsse esse conceito nunca tinha parado para formalizá-lo mentalmente. Muito bom o seu comentário. O jeito é continuar treinando, experimentando, organizando o treino. Gostei muito do toque do Guga também. Vez ou outra acabo misturando os fundamentos nos treinos, um pouco por preguiça, um pouco por ansiedade...
Bom amigo; obrigado pelos conselhos !
Saúde e Paz
______________________ Ubiratan David "Gaspar" de Lima
 |
|
|
|
|
Cadastrado: