Fóruns
TiroDinamico.com.br
 Bem Vindo An么nimo ( Log In | Cadastre-se ) Home   Imagens   Links   Calend谩rio   Usu谩rios
Portal   Resultados   Procurar   Ajuda
  Visite o site do Universal Clube Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!
  Enviar uma resposta ao t贸picoCrie um novo T贸picoNova Pesquisa
Checando As Miras Em Double Taps, Sim Ou N茫o?
« T贸pico Anterior | Pr贸ximo T贸pico » Monitorar este T贸pico | Enviar t贸pico por email | Imprimir T贸pico
Demetrio-PB Ver Foto do Usu醨io
Dem茅trio Medeiros
Demetrio-PB est offline
  Enviado: Responder citando esta mensagem

Grupo: Competidores
Cadastrado:

Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usu谩rio

Comentando com um colega meu, outro dia desses, que em alvos a mais de 3 ou 4 metros de dist芒ncia eu SEMPRE checo a massa de mira no segundo tiro de um double tap, ele de certa forma admirou-se com minha afirma莽茫o, alegando que em alvos at茅 5, 6 ou 7 metros de dist芒ncia ele faz double taps "instintivos", ou seja, sem a necessidade de confirmar a massa no segundo tiro. Apesar dos meus argumentos em contr谩rio, ele insistiu em afirmar isso.

Como fiquei afastado do tiro um temp茫o (quase dez anos), s贸 retornando 脿 pr谩tica do esporte h谩 poucos meses atr谩s, esse colega de certa forma deu a entender nas entrelinhas de suas alega莽玫es que o tiro teria evoluido muito nestes 煤ltimos dez anos e que minha filosofia a este respeito estaria obsoleta.

Custa-me acreditar que um fundamento t茫o basilar do tiro como este esteja ultrapassado, pois a mec芒nica de um disparo hoje continua sendo exatamente igual 脿 de dez anos atr谩s, com os mesmos efeitos de recuo, de subida da arma, etc. Sinto-me ainda um pouco mais tranq眉ilo ap贸s constatar que, apesar de todo esse tempo e de encontrar-me dez anos mais velho, continuo dando um pouco de trabalho aos meus contempor芒neos do tiro e ao pessoal novo que a铆 est谩, j茅 que, pelo menos nos dois 煤ltimos torneios de que participei, estive sempre entre os cinco primeiros colocados da regi茫o Nordeste na minha atual divis茫o (Production), gra莽as ao reaprendizado e aplica莽茫o de fundamentos que aprendi h谩 muito tempo atr谩s, inclusive no que concerne ao famigerado DOUBLE TAP, que para mim sempre foi sin么nimo de "dois tiros-duas visadas", e n茫o "dois tiros-uma visada".

Em todo caso, gostaria de saber dos colegas de forum se tal argumento sobre double tap sem a necessidade de se checar a massa de mira no segundo tiro (o que particularmente considero uma tese esdr煤xulo) tem algum resqu铆cio de fundamento entre os praticantes do tiro hoje em dia, pois para mim nada mais 茅 do que uma aut锚ntica roleta russa cujo resultado 茅 bastante previs铆vel: alfa-miss; charlie-miss........

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem  Top
Luis Cesar Ver Foto do Usu醨io
Luis Cesar Costa
Luis Cesar est offline

Grupo: Match Director
Cadastrado:

Demetrio,

Eu particularmente concordo com vc, Dois tiros duas visadas, no IPSC n茫o existe Double Tap, s茫o sempre dois tiros visados.

Mas algumas tecnicas de visada, principalmente em alvos muito proximos, vc nem usa a al莽a e massa, como por exemplo alvos at茅 2 metros, vc mesmo usando miras abertas, vc olha o alvo, em alvos de 2 a 5, continua olhando o alvo mas tem uma referencia da al莽a e massa meio emba莽ada na visada, em alvos de 5 a 7, a massa no alvo j谩 basta, de 7 a 10 o foco come莽a a ir para a massa de mira, e em alvos acima de 10 o foco na massa 茅 fundamental, e em alvos de perigo(com no shoot, tarjados, metais e alvos a mais de 20 metros eu ja fecho o olho "fraco".

O Brian Enos explica isso muito bem em seu livro. De uma olhada neste topico.

Pepper Popper

脡 isso a铆, o site voltou ao seu normal, ajudar a elevar o nivel tecnico do Tiro Pratico no Brasil. biggrin.gif

Abs

Luis Cesar
Statts Officer - IROA - 533
Range Officer - NROI - 410
WSXIV - 154潞 do Overall da Standard!!!
III PANAMERICANO - 12 no Overall da STD e Campe茫o da Classe C
WSXV - Orgulhosamente Desclassificado
PANAMERICANO IPSC 2009 - 5 no Overall da MODIFIED - 3o na Classe U
LATINOAMERICANO DE IPSC - 2010 - 5 no Overall da MODIFIED - 1o na Classe U

Agradecimentos especiais:

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar uma mensagem por ICQ Ver status no yahoo Enviar mensagem pelo MSN  Top
Dem茅trio Medeiros
Demetrio-PB est offline

Cadastrado:

Ol谩, Luis Cesar,

Na verdade voc锚 esclareceu melhor exatamente o que eu queria dizer, ou seja, que devemos SEMPRE estar cientes da massa de mira l谩 no alvo, e n茫o necessariamente "enquadrada" na al莽a em alvos de curta a m茅dia dist芒ncia, como voc锚 muit铆ssimo bem explicitou.

O que n茫o se pode, em hip贸tese alguma (pelo menos na minha humilde opini茫o, baseada nos meus conhecimentos adquiridos em anos e anos praticando tiro), 茅 aquela coisa de "uma visada-dois tiros", o velho "tum-tum.....tum-tum......tum-tum", pois a铆 茅 miss quase na certa (na melhor das hip贸teses um delta no segundo tiro).

Ricardo China
Ricardo China est offline

Cadastrado:

+ 1 adepto do tiro visado.
O Luis resumiu bem. Em alvos abertos e realmente muuuito perto, (at茅 2 metros, pr谩 mim), at茅 d谩 pr谩 jogar s贸 a massa e apertar.

De resto, tenho pr谩 mim (n铆vel t茅cnico = med铆ocre) que TODO disparo deve ser consciente, i.e., repetino visada, puxada de gatinho, etc, conforme o figurino.
Ali谩s, nas duas 煤ltimas "Front Sight" foram dublicadas mat茅rias sobre isso, e um "Gran Master" repetia "ad nausean":

"LEARN THE PROPER MECANICS.  SPEED WILL FOLOW".

Ou seja:

"APRENDA A MEC脗NCIA DA COISA. A VELOCIDADE VIR脕 DEPOIS."

Mas o verdadeiro jogo est谩 em saber avaliar cada situa莽茫o.
Gente, existe truque mais manjado do que o a boa e velha sequ锚ncia de pap茅is abertos e pertinho, e logo depois, no pr贸ximo posto, mais um jogo de pap茅is abertos, s贸 que uns dez metros mais longe...
Rapaz, 茅 s贸 observar nas provas, 茅 um festival de miss no segundo posto.
O cabra vem quente do primeiro, aquela postura agressiva, cara de mau, armas flamejantes, se sentindo o m谩ximo porque t谩 atirando e se deslocando bem ao mesmo tempo, entra fervendo no segundo posto (oito ou dez metrinhos mais longe)  ...  e 茅 aquela caca danada.
Miss pr谩 todo lado.
Se tiver um tarjadinho ou noshoot no meio ent茫o, eh, eh, eh...

Todo mundo sabe disso, mas quase todo mundo cai na pegadinha.
脡 a cren莽a no danado do tiro instintivo.

Em suma, mo莽ada, AL脟A E MASSA, AL脟A E MASSA, do primeiro ao 煤tlimo disparo da prova.

Dem茅trio Medeiros
Demetrio-PB est offline

Cadastrado:

Como sempre diz um amigo:
"Velocidade 茅 lindo, mas PRECIS脙O 脡 FUNDAMENTAL" (frase recorrente do grande amigo, veteran铆ssimo do tiro aqui na Para铆ba, Lidney Henriques).

E ainda parafraseando outra autoridade do Tiro Pr谩tico, de cuja identidade agora n茫o lembro exatamente:
"De nada adianta fazer um tempo espetacular e n茫o ter pontos para dividir por ele".

jrpatatas
Jorge
jrpatatas est offline

Grupo: Espectadores
Cadastrado:

Boas dicas, ainda mais para quem pensa em iniciar no esporte.
 Pratico tiro esportivo a dois anos e pretendo conhecer um pouco mais sobre o tiro pratico, sendo assim toda dica 茅 muito bem vinda!

Strong abra莽os!

Jorge

Jorge

Alex
Alex Chang
Alex est offline

Grupo: Range Master
Cadastrado:

Como o Luis citou, o Brian Enos explica muito bem a mecanica do tiro.  Eu aconselho o livro dele pra quem souber ler ingles.  Pra mim 茅 uma biblia do tiro pratico...aprendi muito lendo o livro dele.

Pra mim, no tiro pratico "double tap" significa dois tiros visado pois a inten莽茫o 茅 fazer o maximo de pontos nestes dois tiros.  Se vc der dois tiros sem visar, a probabilidade de fazer m谩 pontua莽茫o 茅 muito grande...ou pior, fazer miss!

Quando n贸s vemos grandes atiradores atirarem e vemos aquele "double tap" rapido parece que nem est茫o visando os tiros mas guaranto que s茫o dois tiros conscientes.  Como disse o nosso amigo China, eles tem o "proper mechanics" e isto lhe permitem atirarem muito rapido.

Alex Chang - DVC

.__________'
/聽/////_____I - - -
聽) /(_)
/__/

Alex
Alex Chang
Alex est offline

Grupo: Range Master
Cadastrado:

CITACAO (Demetrio-PB em 3 de dezembro de 2007, 18:27)
 ele faz double taps "instintivos", ou seja, sem a necessidade de confirmar a massa no segundo tiro.

Demetrio, conheci um grande atirador nos EUA que tamb茅m era instrutor da SWAT e ele sempre dizia que n茫o se deve fazer tiro instintivo.  Com treino, o tempo de fazer os dois disparos visados acaba sendo mais rapido que fazendo dois disparos instintivo...a grande diferen莽a 茅 que vc vai acertar o seu alvo onde vc quer.

Alex Chang - DVC

.__________'
/聽/////_____I - - -
聽) /(_)
/__/

Dem茅trio Medeiros
Demetrio-PB est offline

Cadastrado:

CITACAO (Alex em 5 de dezembro de 2007, 23:02)
Como o Luis citou, o Brian Enos explica muito bem a mecanica do tiro. Eu aconselho o livro dele pra quem souber ler ingles. Pra mim 茅 uma biblia do tiro pratico...aprendi muito lendo o livro dele.

Pra mim, no tiro pratico "double tap" significa dois tiros visado pois a inten莽茫o 茅 fazer o maximo de pontos nestes dois tiros. Se vc der dois tiros sem visar, a probabilidade de fazer m谩 pontua莽茫o 茅 muito grande...ou pior, fazer miss!

Quando n贸s vemos grandes atiradores atirarem e vemos aquele "double tap" rapido parece que nem est茫o visando os tiros mas guaranto que s茫o dois tiros conscientes. Como disse o nosso amigo China, eles tem o "proper mechanics" e isto lhe permitem atirarem muito rapido.

Pretendo adquirir esse livro do Brian Enos qualquer dia desses.

Bem, pessoal, fico imensamente feliz de saber que, no fim das contas, o que eu aprendi h谩 muito tempo atr谩s sobre "double tap" continua valendo hoje do mesmo jeito, portanto n茫o preciso mudar nada na minha t茅cnica de tiro em rela莽茫o a este ponto. 

Dem茅trio Medeiros
Demetrio-PB est offline

Cadastrado:

Amigos, estou ressuscitando este antigo t贸pico porque acho fundamental para os mais novos, rec茅m-chegados ao IPSC, se conscientizarem das valiosas li莽玫es aqui contidas.

Tenho visto no meu clube alguns atiradores mais novos (e at茅 atiradores antigos, mas recalcitrantes no mesmo erro) insistirem nessa coisa de apontar a arma para um alvo a 7 metros de dist芒ncia e puxar o gatilho duas vezes em grande velocidade, sem nenhuma preocupa莽茫o com a visada em rela莽茫o ao segundo tiro.

Portanto, gente, nunca 茅 demais lembrar: DOUBLE TAP n茫o quer dizer "dois tiros com uma s贸 visada", mas sim "dois tiros-duas visadas".

Vamos praticar o tiro do jeito certo, pois 茅 a 煤nica forma de se chegar 脿s melhores posi莽玫es. cool.gif

Gianni77
Giovanni Gabriele
Gianni77 est offline

Cadastrado:

Metendo o bedelho no assunto dos outros... em todos os artigos, livros, v铆deos ou cursos que j谩 fiz a recomenda莽茫o 茅 sempre a mesma:
Treina-se at茅 que o "grupo" esteja pr贸ximo o bastante um do outro. E depois encurta-se o tempo entre o primeiro e o segundo disparo.
O resto, me parece que 茅 Hollywood...
Abra莽os e bons tiros a todos.
Giovanni Gabriele

10 respostas desde Monitorar este T贸pico | Enviar t贸pico por email | Imprimir T贸pico

T贸pico Habilidades
Enviar uma resposta ao t贸picoCrie um novo T贸picoNova Pesquisa

Visite o site do Universal Clube Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!