Boa tarde, também participo de outra lista de discução sobre o esporte de tiro, onde foi levantada uma questão, na qual fiquei muito interessado em saber qual a sua solução devidamente fundamentada.
Como sou iniciante no esporte, eu não saberia responder referida questão. Acredito ser completamente proibido.
Assim, peço a ajuda dos colegas mais esperientes para responder tal questão?
A questão segue em anexo.
Muito obrigado,
Fabio.
PROBLEMA APRESENTADO
Pergunta feita por "X"
"Pessoal,
Possuo um sÃtio de 24 mil metros quadrados. Fica em uma área onde só há sitiantes. Tem luz elétrica mas não é urbanizado. O que é necessário legalmente para que eu possa praticar tiro lá? Que instalações devo ter?
Indagações feitas por "Y":
Essa é uma ótima pergunta, pois eu tenho um sÃtio (pequeno) e levei as minhas armas para atirar lá uma vez, mas antes eu liguei no 190 e perguntei se poderia atirar no meu sÃtio, quais eram as regras, o que é considerado como ZONA RURAL, etc
A resposta que recebi da atendente é que eu não poderia atirar no meu sÃtio, se atrás da minha linha de tiro estivesse outras casas, pessoas ou animais.
Eu disse a atendente que haviam algumas casas próximas do meu sÃtio, mas não na direção em que eu iria atirar, aà ela me respondeu que " não teria problema algum".
Perguntei quanto ao barulho e a resposta foi "que se nenhum vizinho ligasse para a polÃcia reclamando do barulho, que estaria incomodando, não haveria problema".
Eu fiquei atirando uma tarde inteira e não tive nenhum problema, mas eu não achei as explicações da atendente muito confiáveis.
Se algum tiver uma posição mais confiável, ficaria muito contente em saber. Atenciosamente,
YYYYYYYY
Indagações feita por "X"
No meu caso, o meu vizinho denunciou alegando que estaria pondo em risco os animais do sÃtio dele, mesmo que não estivesse atirando naquela direção. Moral da história, fui convocado pela policia civil e intimado a entregar a arma. Está correndo um processo.
O interessante seria a contribuição de alguém que conheça a legislação e possa nos ajudar.
Estou até pensando, para não deixar por menos com o meu vizinho "implicante", entrar com projeto para stande de tiro.
Vamos ver se alguém pode nos ajudar."